Estudo revela alto índice de satisfação de MEI com suas atividades empresariais

Sondagem realizada pelo Sebrae mostra que até 66% de microempreendedores individuais estão satisfeitos ou muito satisfeitos com sua atuação profissional.

A figura do Microempreendedor Individual (MEI) não é tão somente o maior movimento de formalização empresarial do mundo, mas também uma oportunidade de satisfação entre aqueles que se lançam no mundo do empreendedorismo. É o que revela um novo estudo que o Sebrae acaba de concluir, a Sondagem Econômica MEI.

Segundo o levantamento, referente ao terceiro trimestre do ano, a grande maioria dos microempreendedores individuais do país, independentemente do campo de atuação, está satisfeita ou muito satisfeita com suas vivências empresariais. A maior parte avalia a experiência como satisfatória ou muito satisfatória, com índices que variam entre 64% e 67%, de acordo com o setor de atuação.

Os MEI que trabalham com serviços estão entre os mais realizados, com 52,5% satisfeitos e 14% muito satisfeitos. Somente cerca de 10% dos MEI se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos. A sondagem aponta ainda um grupo próximo de 24% que não se considera satisfeito, mas que também não está insatisfeito.

Há 15 anos, o Brasil testemunhava a implementação de uma das políticas públicas mais significativas de sua história: o Microempreendedor Individual (MEI). Criado por Lei sancionada pelo presidente Lula, em seu primeiro mandato, o MEI se revelou não apenas um recurso para legalizar atividades informais, mas um poderoso instrumento para impulsionar a economia e a inclusão social.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Ele lembrou que a pesquisa GEM, maior monitor de empreendedorismo do mundo, aponta que 66% dos brasileiros e brasileiras estão empreendendo por oportunidade.

“O Brasil se consolida, cada vez mais, como uma nação empreendedora por oportunidade, criativa e inovadora. E essa força não nasce nos grandes centros de poder, mas no coração das comunidades, nos municípios e nos bairros, graças a pessoas que lutam para realizar seus sonhos de trabalhar com o que gostam e de gerar renda com isso, melhorando a própria qualidade de vida, de sua família e toda a sociedade”, acrescenta Décio.

Foto: Divulgação

Autonomia

Em todos os setores sondados, a autonomia no trabalho é o aspecto mais valorizado pelos MEI, variando entre 48,1% e 55,4%. Simplicidade, acesso a benefícios e emissão de Nota Fiscal também aparecem como prioridades, com diferenças setoriais menores.

Além de ser, em todo o país, o principal aspecto positivo de ser MEI, a autonomia no trabalho é também unanimidade em todas as regiões, variando de 48,7% a 57,8%. Os demais fatores de satisfação, contudo, vão variar em termos de importância, de acordo com a região. Ter acesso aos benefícios previdenciários é o segundo item mais relevante para o empreendedor do Nordeste, enquanto no Norte e Centro-Oeste, esse ponto aparece em quinto lugar.

Já entre os principais aspectos negativos estão a dificuldade de acesso a crédito (Nordeste 44,1%; Norte e Centro-Oeste 39,2%) e a instabilidade financeira (Sudeste 32,7%). Outros fatores relevantes incluem pouca orientação (Norte e Centro-Oeste 27,8%) e ausência de direitos trabalhistas (Sudeste 21,3%; Sul 18,1%).

Foto: Divulgação

A criação da figura do MEI simplificou o processo para trabalhadores informais se tornarem empreendedores legais, garantindo acesso a direitos e benefícios sociais, como aposentadoria, auxílio-doença e seguro-maternidade. Além disso, a formalização como MEI permite a empresas emitirem nota fiscal, obterem acesso a crédito e serviços financeiros, venderem para o governo e terem maior poder de negociação, impulsionando a economia do país.

Em todas as regiões, a maioria dos MEIs está satisfeita com a experiência, como nas regiões Norte e Centro-Oeste, que juntas apresentam o maior índice de aprovação (70,7%). As avaliações positivas variam de 64,2% a 65,6% no Sudeste/Nordeste/Sul.

Foto: Divulgação

Desafios

A sondagem revelou também os pontos negativos mais relevantes para os microempreendedores individuais. O difícil acesso a crédito e a instabilidade financeira são os pontos mais destacados pelos respondentes. Um ponto considerado negativo é o fato de que MEI não conta com os mesmos direitos de quem trabalha com carteira assinada. Esse item responde por 15% dos pontos negativos apontados pelos respondentes do setor do comércio e 21% entre aqueles de serviço.

Mais confiança

Os MEIs estão mais confiantes na economia do país. É o que mostra o boletim mensal da Sondagem Econômica MEI realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. O levantamento, referente ao quadro de agosto, mostra um avanço de um ponto e meio no Índice de Confiança (IC-MEI) em relação a julho, com variação positiva mais forte entre os que atuam na indústria de transformação (mais 2,9 pontos).

Quando analisado nos recortes regionais, na comparação de agosto com o mês anterior, o IC-MEI do Nordeste aparece com melhores avaliações, apontando um aumento de 4,5 pontos, seguido do IC-MEI do Sul, de mais 3,6 pontos.

O Índice de Confiança do MEI é calculado através de pesquisas qualitativas mensais feitas pelo Sebrae e FGV, que aplicam questionários junto aos microempreendedores individuais para avaliar o humor dos respondentes sobre a situação atual e as expectativas futuras do seu negócio. As respostas são pontuadas e usadas para gerar o Índice da Situação Atual e o Índice de Expectativas, que são comparados para formar o índice final.

por Sebrae

- 24 de outubro de 2025
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
Publicação do programa EFD ICMS IPI versão 6.0.1

Publicação do programa EFD ICMS IPI versão 6.0.1

Publicada a versão corretiva 6.0.1 do PVA EFD ICMS IPI. Foi disponibilizada a versão 6.0.1 do PVA da EFD ICMS IPI, com correções de erros relaiconados com os relatórios dos registros D700 e também da tela certificados no momento da assinatura. Download através do...

A identidade do Brasil passa pelo pequeno negócio

A identidade do Brasil passa pelo pequeno negócio

Produtos reconhecidos nacionalmente pela qualidade e pela tradição regional se destacam no mercado, aumentando o lucro e valorizando tradições. As regiões brasileiras têm características específicas em cultura, clima e bioma. É dessa diversidade que surge uma das...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...