O GTIN serve para identificar os seus produtos, eles são códigos únicos e globais que cada dia mais estão sendo utilizados pelos varejos. Ele é utilizado por empresas como Google, Amazon, Alibaba entre outros.
Os GTIN agora são necessários para vendas em marketplaces, então a empresa precisa ter esse padrão de identificação de itens.
A ideia com isso é melhorar a qualidade e a eficiência do catálogo de produtos e a experiência com o cliente. Pensando nesse sentido, tem muita lógica, afinal, assim é garantido que será entregue o produto correto ao cliente.
O GTIN é, na verdade uma sigla que significa, Global Trade Item Number, e é um padrão mundial utilizado para identificação de produtos.
O GTIN pode ser usado por qualquer item que possa ser pedido, precificado, ou faturado dentro de uma cadeia de suprimentos.
Há muito tempo nós chamamos o GTIN pelo nome “código de barras” e essa codificação pode ter 8, 12, 13 ou 14 dígitos.
O Brasil, e muitos outros países utilizam mais o formato GTIN-13, também conhecido como EAN ou EAN-13.
O GTIN-12 é mais usado nos Estados Unidos e Canadá sendo conhecido também como UPC (Universal Product Code).
A utilização do GTIN, portanto, é muito comum e quem controla toda essa codificação é a GS1, antiga EAN/UCC. O mundo inteiro, portanto, utiliza os códigos gerados e centralizados por esta organização, então quem quer usar essa codificação tem que se filiar a GS1.
Assim que estiver filiado, você receberá um código de acesso ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP), onde será dentro deste cadastro que novos códigos serão gerados.
Desse modo, o CNP nada mais é do que uma interface que centraliza todas as informações técnicas de produtos.
Então é por meio dele que o código de barras de um produto é gerado e pode até mesmo imprimir as etiquetas para embalagens.
O CNP substitui o SGN (Sistema de Gerenciamento de Números) e oferece recursos a mais como o uso dos códigos do GS1, cadastro de informações dos produtos (descrição, marca, imagem etc…), gestão de múltiplos usuários, entre outras vantagens.
O registro do código de barras EAN ou código GTIN/EAN pode ser feito conforme orientação da GS1 em https://youtu.be/VNh_j7t7AQA
O produto que já tiver GTIN/EAN não gerará outro código, isso porque a duplicidade de cadastros dificulta a gestão.
Por meio do GTIN a sua empresa melhorará o controle de estoques e tributário, ele é um código muito importante.
Os Estados por meio de suas Secretarias de Fazenda já estão preparando mecanismos de validação dos campos cEAN e cEANTrib. Como você já pode imaginar, se os campos estiverem com conteúdo inválido, a nota não será emitida.
O uso do GTIN/EAN também favorece a performance comercial, porque, por exemplo, o investimento da publicidade via Google são concentrados por meio do código de barras.
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