Federação pleteia que a exigência da conta em plataforma seja dispensada
A FENACON enviou um ofício à Receita Federal, nesta quarta-feira (8/3), manifestando preocupação com a obrigatoriedade da conta gov.br imposta no programa do Imposto de Renda deste ano aos aposentados e pensionistas para obtenção dos informes de rendimentos anuais.
Por isso, a Federação pleteia que a exigência da conta em plataforma seja dispensada. No documento, a Federação frisa que muitas declarações do Imposto de Renda são confiadas pelos contribuintes às organizações contábeis e profissionais da contabilidade.
“Dentre estes clientes estão os aposentados e pensionistas que, na maioria das vezes, não são usuários de computadores e dispõe de pouco conhecimento no manuseio de softwares, aplicativos e tecnologia em geral, motivo pelo qual solicitam aos contadores o auxílio na obtenção dos seus informes de rendimentos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), bastando, para tanto, o fornecimento do número do benefício e dados básicos do contribuinte para ter o respectivo acesso ao sistema”, reforça trecho do ofício.
LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:
por Fenacon
sim , bem colocado., a situação., visto que o aposentado criando a senha gove., fica mais vulneravel a fraudes.,
Claro que modernização dos processos caminha lado a lado com a necessidade de novos mecanismos de segurança, claro também que não podemos negar que a tecnologia facilitou muito nossa vida. Porém algumas instituições como Bancos, Previdência Social, etc, parecem ignorar o fato de que contam com usuários que nasceram “antes da internet”, a grande maioria com sérias dificuldades em acessar e-mails, criar senha e acessar ambientes virtuais.
O próprio nome da senha não favorece essas pessoas de mais idade : “gov”, a geração que cresceu com a tecnologia identifica a sigla de pronto mas (quem trabalha com pessoas de mais idade sabe disso) muitos idosos sequer entendem quando você faz a pergunta : “O sr/a tem a senha Gov” ?, em muitos casos é preciso soletrar, G.O.V… gov.
Se os órgãos, principalmente governamentais, querem forçar a criação da senha gov, deveriam estipular uma repartição (por exemplo : poupatempo ou as próprias agência do INSS) para auxiliar seus usuários no processo de geração da senha
Jogar a obrigatoriedade da senha gov nos mais idosos, sem o devido suporte, chega a ser desumano.