Tudo o que você precisa saber para iniciar o processo de robotização da sua empresa
A adoção de robôs pode transformar completamente a rotina contábil, trazendo inúmeros ganhos e vantagem competitiva. Além da otimização de processos, de redução de falhas humanas, de diminuição de questões como horas extras, de aumento de produtividade, uma das principais vantagens na área é a minimização de riscos atrelados a erros ou não apresentação de exigências fiscais.
A Auditto, empresa de tecnologia especialista em compliance fiscal em nuvem, atua robotizando a gestão contábil na apuração tributária em até 100%. A empresa faz parte do Grupo Solutta e nasceu a partir da busca de soluções para as dores na contabilidade relativas ao elevado grau de repetição de tarefas e processos exaustivos.
Hoje os robôs da Auditto realizam e auditam procedimentos, fazendo consulta e download de Notas Fiscais, com resgate de XML, auditoria de obrigações e transmissão de SPED, isso traz agilidade, simplicidade e elimina erros em diversas etapas e processos contábeis, sendo utilizado desde a emissão de uma nota fiscal até a entrega de exigências fiscais.
Mil e uma vantagens
São diversos os benefícios trazidos pela robotização fiscal, que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos, passando pelo excepcional diferencial de ganho com a eliminação de multas e passivos junto aos Fiscos. Junto a isso, falhas, erros e retrabalho também são reduzidos expressivamente.
Nesse círculo virtuoso, há ainda um efeito extremamente positivo que é o ganho de tempo da equipe, e, consequentemente, as horas dos colaboradores direcionadas para atividades mais consultivas e estratégicas, com alto valor agregado, o que eleva o diferencial competitivo da organização.
Na esteira deste ganho estratégico, o acesso aos dados e informações é facilitado, podendo ser conferidos, consultados e analisados de forma mais ágil e simplificada, inclusive na geração de relatórios. Imagine esse cenário para um trabalho de planejamento tributário?
Por não depender mais de pessoas específicas, a robotização também permite ao gestor ter consistência e previsibilidade, dois cenários que hoje fazem a diferença para qualquer empreendedor no país, e muito mais para o contador.
Dia a dia e gradualmente esses benefícios são sentidos pelo empresário e a equipe, trazendo outra perspectiva de negócio pra o negócio.
Como iniciar a robotização na contabilidade
O primeiro passo a ser dado pelo empreendedor é entender os seus processos internos para, a partir daí, aplicar a robotização. Quanto mais simples e repetitiva é uma tarefa, maiores as chances de automatização.
É fundamental identificar as principais atividades rotineiras, entender todo o seu funcionamento e verificar quais podem ser automatizadas.
Além disso, é importante integrar outros softwares, com finalidades diversas, para conversarem um com o outro. “A robotização pode ligar pontas e permitir um grande salto no fluxo de trabalho”, destaca Erick Pomin, CEO da Auditto.
Input zero no setor Fiscal
Sim, é possível! A partir da criação de robôs, os processos nas empresas de contabilidade, que muitas vezes são totalmente manuais e repetitivos, podem ser 100% automatizados. Dessa forma, o que antes demandava muito trabalho, retrabalho, horas extras, pode ser conduzido por uma inteligência que atua 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções, de forma ágil e simplificada.
Contudo, isso depende da maturidade da empresa, no conhecimento de seus processos internos e como a equipe lida com mudanças.
Uma empresa contábil tem inúmeros afazeres, porém na maioria das vezes não existe um mapeamento desses processos para que tudo seja entregue dentro do prazo e conforme as especificidades de cada empresa atendida.
Investimento para Robotizar
Além de uma questão de sobrevivência no mercado, o investimento em robotização é o caminho para a empresa contábil que deseja escalar e expandir o seu negócio.
Esse investimento pode começar tímido, de forma mensal, e ir aumentando de acordo com as necessidades das empresas e suas perspectivas de crescimento.
De acordo com Pomin não é preciso inventar a roda. “No início é importante utilizar o que já está pronto – tem muita coisa bacana no mercado -, e ir desenvolvendo para dentro de casa a sua estratégia”.
Em uma segunda etapa, talvez uma boa alternativa seja colocar um profissional à frente desses projetos, contratar um desenvolvedor para fazer a integração desses softwares e iniciar uma equipe para resolver pequenos problemas para, aos poucos, ir aumentando o nível de exigência.
Auditto
Criada a partir das necessidades reais e demandas de uma empresa contábil, a Auditto desenvolve soluções tecnológicas inteligentes, completas e únicas para um ambiente tributário diversificado, viabilizando a centralização de processos, a confiabilidade dos dados e imprimindo inteligência aos processos.
Com essa inteligência artificial e uma tecnologia completa e exclusiva, seus robôs da Auditto atuam desde a entrada de notas fiscais até a geração de obrigações tributárias, se integrando aos principais ERP do mercado e revolucionando o setor contábil ao permitir a escalabilidade e a lucratividade do negócio.
O empresário contábil, por exemplo, poderá monitorar e resgatar arquivos XML, mesmo sem chave de acesso. O sistema captura os arquivos XML e ainda atualiza o status da nota em tempo real, com integração com o ERP do cliente, verificando todo o processo e regras fiscais antes da entrega das obrigações fiscais, evitando multas e passivos.
São soluções exclusivas que abrangem auditoria fiscal em todos os âmbitos, controles, automatização de regras fiscais, emissão de notas fiscais, práticas financeiras, recuperação de XMLs, revisão de cadastro, reprocessamento fiscal e contábil, recuperação de créditos tributários e muito mais.
Saiba mais em:
0 comentários