Saiba em que apostar no próximo ano e entenda técnicas para ajudar a garantir o sucesso do negócio de acordo com o perfil de empresário e nicho de atuação
Encontrar oportunidades para empreender em cenários desafiadores pode provocar incertezas e exigir decisões complexas. A primeira pergunta que muitos fazem é: Como empreender? Por onde começar? Por isso, a definição dos primeiros passos é muito importante – organizar um plano de negócios e detalhar as ações estratégicas que devem envolver o custo da operação e a margem de lucro esperada. Além disso, é essencial realizar pesquisas de mercado e público, para compreender os produtos ou serviços atendem à uma demanda.
Mas, quais os potenciais modelos de negócios para o futuro? A Omie separou ideias para ficar de olho na hora de investir esforços e dinheiro em 2021. As sugestões envolvem tomadas de decisão a longo e curto prazo, como a definição do modelo de vendas, opção por produtos mais nichados e comercializados em menor escala ou, ainda, a adoção da tecnologia como mediadora no processo de produção.
Franquias
Abrir uma franquia é uma aposta mais segura para empreendedores conservadores. Isso porque existem padrões pré-definidos pela companhia para administração de empresas, proporcionando maior eficiência e confiança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os principais segmentos para investir são empresas do ramo alimentício, educacional, tecnológico e de serviços disruptivos. Com a Omie, por exemplo, é possível investir em uma franquia de tecnologia de forma segura e eficiente, já que a franqueadora é responsável pelo desenvolvimento do produto e, além disso, todo o suporte na capacitação da unidade, desenvolvimento da estratégia comercial, ações de marketing e treinamento de clientes. Saiba mais: https://www.omie.com.br/seja-franqueado/
Empreendedorismo digital
Segundo a consultoria Ebit|Nielsen, o comércio online cresce cinco vezes mais que o offline no mundo. Além do crescimento dos e-commerces, aplicativos e até mesmo vendas realizadas por grupos nas redes sociais são tendências.
Outra inovação no setor do empreendedorismo digital são as startups “techs”. Negócios focados em soluções desenvolvidas com apoio de tecnologias de cada setor, as healtechs, edutechs, fintechs, agrotechs, entre outras, nascem focadas em ocupar espaços no mercado que as empresas tradicionais não ocuparam.
Mais uma oportunidade são a venda de infoprodutos, como cursos online, e-books, disponibilização de relatórios e newsletters. A melhor parte dessa solução é que ela pode vir associada à otimização de processos, por exemplo, se você realizou o roteiro para uma palestra, aproveite para escrever em detalhes em um e-book.
Consumo sustentável
Em um momento de repensar hábitos de consumo e valorizar as experiências, negócios que se mostram preocupados com seu impacto ambiental e social conquistam os consumidores que prezam pelo consumo consciente. Entre os exemplos, vale citar os dados do Ibope de que 14% da população brasileira já se declara vegetariana; as informações do Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de que o segmento de cosméticos naturais cresce entre 8 e 25% ao ano no mundo todo; e o crescimento de brechós online, como exemplo a marca Enjoei, que aumentou suas vendas 80% ao ano, segundo análise da E-commerce Brasil.
Produtos artesanais
A procura por personalização e produtos nichados provoca um senso de maior pessoalidade dos produtos. Entre os bens mais procurados estão cervejas, com crescimento de 35% ao ano e cafés, com crescimento de 15% ao ano. É o que indicam os dados coletados pela Associação Brasileira de Indústria de Café e Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.
Além disso, há uma nova corrente denominada “círculo de consumo local” que visa apoiar os pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade. O movimento acontece pela conveniência da proximidade e atendimento.
Saúde, higienização e entretenimento
Uma das tendências para negócios de todo o mundo é o reforço da higienização e limpeza dos seus espaços. O mercado de ações de empresas que comercializam desinfetantes, álcool em gel e produtos antissépticos, antibacterianos e antivirais disparou em 2020. Movimento semelhante aconteceu com outros produtos, como luvas e máscaras.
O setor de cultura também sentiu a necessidade de adaptar as suas produções para o consumo online. Enquanto gigantes como Amazon e Netflix registraram ações em alta nos últimos meses, produtores adotaram a estratégias de lives-shows, tours virtuais e experiências imersivas.
Sobre a Omie:
Omie, plataforma número um em gestão (ERP) na nuvem do Brasil, oferece educação transformadora e acesso a serviços financeiros para contadores e seus clientes de todos os portes, combinados de um jeito simples e fácil de usar. Lançada em 2013, a Omie se diferencia do mercado por oferecer uma solução completa e ilimitada que os usuários adoram – 99% de aprovação – e por sua atuação regional por meio de sua Rede de Franquias, o que a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no País, segundo o ranking da Deloitte, ocupando o terceiro lugar. Impactar o ecossistema empreendedor, levando produtividade e prosperidade, é o propósito da marca que tem como objetivo contribuir para que todos em seu ecossistema – colaboradores, parceiros, franqueados, clientes – vivam todo seu potencial. Acesse www.omie.com.br e saiba mais.


























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