5 passos para iniciar a recuperação financeira do seu negócio

Muitos empresários estão estressados e preocupados porque a empresa está no vermelho por conta da crise. Gerir um negócio é um desafio em meio a pandemia, onde as atividades ainda não voltaram a sua normalidade por completo.

Embora as dívidas sejam muitas, é preciso acreditar que existe um jeito. O primeiro passo é agir e iniciar a recuperação financeira do negócio  o quanto antes.

Como elaborar um plano de recuperação financeira? 

Não é uma tarefa fácil manter as portas abertas em meio a um cenário de perdas. Todavia, para mudar as coisas, é fundamental ter planejamento e estratégia.

Confira alguns passos que podem ajudar!

1- Faça um planejamento financeiro de acordo com seu caixa

Rastreie como está de fato o negócio, registre o volume de vendas, as despesas e quais as provisões a curto, médio e longo prazo.

Através desse mecanismo é possível identificar a saúde do negócio e começar a dar os primeiros passos para a recuperação financeira.

Saber o que a empresa arrecada e quanto precisa gastar para manter as atividades já é de grande ajuda para se ter um diagnóstico do que precisa ser feito para melhorar.

2- Corte custos

Se a sua empresa está arrecadando menos do que gasta, então é hora de cortar alguns gastos para começar a aliviar a pressão no financeiro.

Faça uma lista de gastos e comece a analisar o que pode ser economizado. Está valendo tudo, desde custos com energia, água, serviços de motoboy, materiais de escritório e outros.

Muitas empresas descobrem gastos exorbitantes em meio a recuperação financeira, portanto, faça uma análise bem minuciosa.

Todos os profissionais da empresa devem ser avisados desse projeto, afinal, eles podem colaborar.

3- Renegocie dívidas

Durante a recuperação financeira, é importante que a empresa mantenha seus créditos na praça. Por isso, faça uma lista dos credores e comece a renegociar o que deve.

Comece classificando por grau de prioridade e inclusive, pelo peso dos juros.

A ideia é sempre pagar primeiro os fornecedores, afinal, para continuar as atividades a sua empresa vai precisar de matéria prima.

Empréstimos em banco também entram na lista, afinal, os juros são altos e certamente nenhuma empresa quer comprometer seu patrimônio por causa disso.

Enfim, todas as dívidas devem ser negociadas, mas antes, faça as contas para ver quanto a empresa pode bancar mensalmente dessas negociações. Dessa forma, o empresário tem um norte para saber até onde pode ir durante o diálogo com os credores.

4- Faça uma análise de outras opções

Entendendo que a recuperação financeira não é igual para todas as empresas, então, é necessário considerar a necessidade de avaliar outras opções para continuar com as portas abertas ou tomar outra decisão mais decisiva.

Em determinados casos algumas medidas devem ser tomadas, como:

  • Cortar pessoal ( infelizmente, as vezes é necessário);
  • Realizar melhorias no serviço ou produtos;
  • Investir em marketing para divulgar os negócios na internet;
  • Reduzir o tamanho da empresa;
  • Mudar de ramo ( caso as coisas já não estão mais dando certo);
  • Fechar as portas ( último caso);

Em alguns casos, o extremo como fechar as portas é a única solução. Somente o diagnóstico da saúde financeira da empresa poderá dizer isso. Afinal, é nesse momento que a empresa terá uma projeção do que ela produz e poderá produzir para conseguir o capital necessário.

Diante do resultado, o empresário vai decidir se vale a pena continuar investindo na recuperação da empresa sob o risco de contrair mais dívidas, ou simplesmente, fechar as portas.

Essa análise deve ser feita de forma criteriosa, pois até para fazer a recuperação financeira, é necessário um investimento. E muitas vezes, a empresa já não consegue mais créditos e não tem onde tirar o capital.

5- Busque ajuda

Se você não sabe analisar os balancetes, fazer provisões e não tem uma ideia firme da situação financeira da empresa, a melhor opção é buscar ajuda do contador.

O profissional saberá informar como anda a saúde financeira da empresa e te auxiliar na recuperação financeira do negócio.

Apenas com transparência nas informações é que as melhores decisões podem ser tomadas.

- 9 de setembro de 2021
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Fabio Favari

Fabio Favari

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...