Características e Benefícios do Sandbox Bacen

Artigo escrito por Daniel H. C. Alvarenga*

No dia 22 deste mês de fevereiro, o Banco Central do Brasil (BCB) abriu as inscrições para o primeiro Ciclo do Sandbox Regulatório BCB, que em síntese é um ambiente previamente delimitado pelo regulador onde as instituições participantes poderão testar novos produtos, serviços e modelos de negócio com clientes reais, submetendo-se a requisitos regulatórios diferenciados.

Com a mencionada iniciativa, que é parte integrante da Agenda BC#, o BCB pretende: – permitir o surgimento e reduzir o custo de entrada de novos modelos de negócio inovadores; – promover a competição mais efetiva no mercado financeiro; – trazer maior previsibilidade e segurança jurídica aos novos produtos e serviços financeiros; – aumentar a facilidade na obtenção de investimento para projetos inovadores; – aprimorar regras de proteção ao consumidor; – bem como ter uma relação mais próxima com o mercado inovador para, em benefício da inovação e do empreendedorismo, compreender como eles podem ser regulados sem colocar em risco o mercado, os investidores e os consumidores.

O Ciclo I do Sandbox terá entre 10 e 15 projetos, selecionados no decorrer do processo seletivo, os quais serão operacionalizados por um período máximo de 3 anos, os dois primeiros anos voltados para testes e o terceiro apenas ocorrerá se houver efetiva intenção do BCB de editar regulamentação específica do produto/serviço ofertado ou para conduzir o processo de autorização definitiva do participante.

Como será a seguir detalhado, o Sandbox foi idealizado para dar maior flexibilidade às fintechs que participarão do projeto, para que elas possam operar e testar seus produtos sob anuência, vigilância e acompanhamento do BCB, que buscará mitigar a imposição de eventuais barreiras concorrenciais das incumbentes, instituições já autorizadas, e também fornecerá mecanismos para que haja interação com os outros dois reguladores do mercado financeiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

E para que a experiência do plano de testes seja bem-sucedida, o Conselho Monetário Nacional (CMN) precisou imprimir certas caraterísticas essenciais ao Sandbox regulatório BCB, o que foi feito mediante a Resolução CMN n° 4.865 de 26/10/2020, a qual estabelece as diretrizes para funcionamento do Sandbox Regulatório, bem como as condições para o fornecimento dos produtos e serviços a serem testados.

Dentre essas características essenciais previstas na referida Resolução, está a permissão do CMN para que as fintechs possam “pivotar” mediante prévia anuência do BCB durante o período de testes (artigo 9º), ou seja, será permitido aos participantes realizarem modificações no escopo do projeto, durante a execução de seu projeto inovador. Assim, após a aprovação e já em ambiente de testes, as fintechs terão alguma flexibilidade para alterar e modificar seu plano de oferta de produtos e fornecimento de serviços previamente idealizado e apresentado ao BCB no processo seletivo, desde que a alteração seja motivada e a atividade se mantenha enquadrada no conceito de projeto inovador.

Outra importante característica prevista é a vedação expressa de práticas anticoncorrenciais (artigo 43), que proíbe às instituições já autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil limitem ou impeçam, de qualquer forma, o acesso de participantes do Sandbox Regulatório a produtos e serviços necessários à execução do projeto inovador, ou dificultem o acesso a informações de clientes, que autorizaram o compartilhamento de dados. Deste modo, eventuais fintechs com projetos inovadores que dependam das instituições financeiras ou das informações e dados sob a posse delas, poderão ter acesso aos tais produtos, serviços, informações e dados. E em caso de recusa por parte da instituição já regulada, é possível que o BCB intervenha para fazer valer a referida regra imposta pelo CMN.

Mais uma característica relevante conferida ao Sandbox é a interação que as fintechs poderão ter com outros reguladores além do BCB (artigo 29) para aquelas atividades que transcendam a competência regulatória do BCB, que poderá acionar mecanismos de coordenação existentes com a CVM e com a SUSEP, de modo a viabilizar a avaliação quanto ao enquadramento do projeto inovador dentro do âmbito regulatório desses órgãos. Considerando o atual momento da tecnologia financeira e o poder que ela traz para agregar dados e informações, a flexibilização para interação entre os três órgãos reguladores que supervisionam o mercado financeiro faz com que os produtos e serviços sejam ofertados de forma mais customizada aos consumidores, os quais têm necessidades financeiras que vão além dos produtos e serviços bancários supervisionados pelo BCB, e aí está o principal valor da interação proposta pela CMN.

Outro atributo importante do Sandbox previsto na Resolução CMN n° 4.865/2020 é o dever de tratar com sigilo (artigo 45) as informações fornecidas pelas entidades que participarem do processo seletivo, bem como os dados e informações disponibilizados pelas entidades aprovadas que efetivamente participarão dos testes. Tais dados e informações compartilhadas com o Banco Central do Brasil ou por ele coletadas no exercício de suas competências terão seu sigilo preservado, na forma da legislação em vigor.

As particularidades acima mencionadas que, atualmente, caracterizam o Sandbox Regulatório BCB, propiciarão o aperfeiçoamento e maior segurança nos testes a serem realizados pelas fintechs que, por sua vez, terão diversos benefícios ao participarem do projeto. Dentre eles: – atuação independentemente de instituição financeira; – acesso ao spread bancário; – cobrar tarifas bancárias de seus usuários; – oportunidade para edição de regulamentação específica para seus produtos e serviços; – receber autorização definitiva para atuar de forma pioneira em eventual futura modalidade de instituição financeira. As inscrições devem ser feitas no próprio site do BCB até o dia 19 de março de 2021.

*Daniel H. C. Alvarenga, Sócio do escritório Franco Advogados, advogado atuante no setor Bancário e Securitário, especializado em “International Investment Law” pelo King‘s College London, em “Fintech Business and Regulation” pela Harvard University, e em Estruturas e Operações Empresariais pela FGV-Direito.

Por Cleinaldo Simões Assessoria de Comunicação

- 16 de março de 2021
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Siga-nos no Instagram
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

Balanço de seis meses do Programa Desenrola Rural resulta em R$ 6 bilhões regularizados. Nos primeiros seis meses do Desenrola Rural foram regularizados R$ 6 bilhões, referentes a mais de 268 mil inscrições, somente no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...