Juros e correção monetária são duas palavrinhas muito mencionadas no dia a dia dos brasileiros, sobretudo em telejornais onde são repassadas informações sobre a situação econômica do país.
É preciso entender que existe diferença entre juros e correção monetária. Em tese, a correção monetária tem relação com a inflação, é uma reposição financeira diante de perdas, enquanto que os juros são valores acrescidos em uma dívida ou em algum ganho.
Entenda melhor!
O que é correção monetária?
Correção monetária é na verdade a restituição de algum prejuízo causado pela variação da moeda dentro de um determinado período.
O objetivo da correção é garantir que os cidadãos sejam recompensados pelas perdas obtidas pelo aumento de preços na economia.
A inflação é uma causadora de perdas, afinal, o poder de compra das pessoas diminui por conta dela. Os mesmos R$100,00 de 5 anos atrás, não são os mesmos de hoje, por isso, existe a correção monetária, para minimizar essa desvalorização.
Em suma, a correção monetária não se trata de nenhum ganho, é apenas uma reposição.
Sem a correção monetária, os prejuízos seriam grandes, especialmente para os investidores em renda fixa. Haveriam perdas em deixar o dinheiro investido.
Entretanto, a correção monetária garante a manutenção do poder de compra diante da inflação.
A correção monetária é realizada dentro de um determinado período, onde a inflação gerou desvalorização da moeda. Outra situação em que há necessidade desse reajuste é no caso de decisões judiciais que demoram para ser executadas.
O cálculo da correção monetária é realizado pelo Banco Central. Ela é aplicada em investimentos, salários dos trabalhadores, financiamentos, ações judiciais e etc.
Contudo, é importante enfatizar que esse aumento do salário mínimo geralmente dado anualmente pelo Governo não se trata de necessariamente um “aumento real”, mas sim, de um alinhamento com a inflação atual.
O que são juros?
Diferente da correção monetária que se trata de reposição, os juros são valores cobrados diante de um empréstimo. Eles representam ganhos para o credor.
Os juros são pagos sobre a quantia (corrigida monetariamente), ou seja, acima da taxa de inflação daquele determinado período.
Pessoas em débito devem pagar os juros, é uma forma de compensar o credor pelo empréstimo de dinheiro.
Os juros são aplicados mês a mês. Quanto mais uma dívida demora para ser paga, maior será a taxa de juros praticada.
Como visto acima, existe muita diferença entre juros e correção monetária. Em suma, a correção monetária é a atualização do valor da moeda, enquanto que os juros é a recompensa para o credor emprestar dinheiro para o devedor.



























0 comentários