Depois da formatura, os profissionais de psicologia podem atuar em empresas, hospitais ou ter uma clínica. Apesar desse profissional poder atuar como Pessoa Física, é importante saber como formalizar o negócio como psicólogo.
Afinal, por mais que o psicólogo trabalhe em uma empresa ou hospital, geralmente ele atuará como pessoa jurídica e dificilmente como CLT.
Como ter um CNPJ para psicólogo?
O psicólogo exerce uma atividade considerada ” intelectual”. Ou seja, seu trabalho é entender o comportamento humano e as funções mentais das pessoas que procuram ajuda para melhorar sua qualidade de vida.
Para trabalhar, é mais indicado que o psicólogo tenha um CNPJ. Dessa forma, ele pagará menos impostos.
Contudo, é importante salientar que o psicológico não pode ser MEI. Afinal, essa atividade não consta na lista do Portal dos Empreendedores.
Para legalizar o negócio como psicólogo, existem outras opções como: Abrir uma EI – Empresário Individual ou uma EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Essas são opções do Simples Nacional, um regime tributário onde o pagamento dos impostos são unificados em somente uma guia.
O formato de tributação Simples Nacional é o mais usado pelos psicólogos, contudo, esse profissional também pode ser enquadrado no Lucro Presumido onde os impostos Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) são apurados trimestralmente com base na receita bruta.
A escolha da tributação deve ser vista juntamente com o contador, assim ele fará uma análise de ambos formatos e indicará a opção mais viável com base no tipo de empresa e faturamento.
Exemplificando melhor o tipo de empresa, a EI é uma categoria onde o psicólogo vai abrir a empresa com o próprio nome. Além disso, não pode ter sociedade com ninguém.
Na EIRELI, a empresa também é individual, contudo, é necessário disponibilizar um capital de até 100 salários mínimos vigentes para abertura. Nesse caso, o capital da empresa é separado do capital pessoal.
Ainda existem as sociedades limitadas ( LTDA), caso o psicólogo deseje abrir uma clínica com mais sócios.
Quanto um psicólogo paga de imposto?
Depende. Se o profissional atua como pessoa física, a tabela do IR pode variar de 7.5 a 27,5%, mais o INSS do autônomo de 20%.
Depois de formalizar o negócio como psicólogo, as alíquotas de impostos são diferentes. Se for optante pelo Simples Nacional, é de 6%, contudo, ainda depende da folha de pagamento e faturamento da empresa.
Via de regra, a melhor opção para abertura de uma empresa para exercer a psicologia como PJ ( Pessoa Jurídica) é buscando uma contabilidade, que inclusive pode ser online. Dessa forma, o profissional pode acompanhar tudo de qualquer lugar sem pagar valores altos de mensalidade.
A contabilidade online é ideal para psicólogos e outros profissionais que exercem atividades intelectuais.
0 comentários