Empresas familiares e startups: dois grandes mercados que têm no contador o suporte estratégico, a segurança, o apoio às tomadas de decisões e o incentivo ao crescimento do negócio.
A empresa familiar é um dos modelos de negócio mais populares no Brasil. Via de regra, enfrentam desafios como conflito de gerações, mistura entre dinheiro empresarial e familiar, ausência de diretrizes, não alinhamento das qualificações dos sucessores aos cargos que ocupam e entraves de sucessão. Nesse cenário, o contador passa a ser peça-chave para a profissionalização da empresa, auxiliando a gestão nas tomadas de decisões assertivas, desprovida de sentimentos, visando o sucesso e a continuidade do negócio.
Criada para ter um crescimento escalável, a startup se molda ao contexto de inovação e incertezas do mercado, dessa forma, além de precisar de todas as diretrizes e questões burocráticas tradicionais, a assessoria contábil é fundamental para o futuro desse modelo ao alinhar as metas definidas no plano de negócios com os controles contábeis e financeiros: as demandas financeiras, fiscais e trabalhistas devem ser gerenciadas no seu próprio ritmo, com a agilidade exigida.
Se para uma empresa familiar, geralmente, o propósito dos gestores é a continuidade e a perenidade do negócio, para uma startup, muitas vezes, pela rapidez do modelo, o empresário pode ter sua missão cumprida em um determinado ponto: a partir daí, define-se pela sua expansão ou pela venda. Independentemente desses objetivos e particularidades, a assessoria de um contador é vital para a sustentabilidade das organizações e sucesso do empreendimento.
Olhando para ambos segmentos, o desafio do contador é desmistificar a máxima de que seu papel é um mal necessário e está atrelado apenas à burocracia e ao cumprimento de obrigações acessórias. Sim, uma empresa é obrigada a ter contabilidade, porém, é preciso que o gestor entenda que se trata de uma ferramenta valiosa para o seu negócio, geralmente decisiva para o seu sucesso e o seu crescimento.
Para isso, o contador precisa se posicionar no mercado como aliado estratégico dos negócios. A segurança e o atendimento às questões burocráticas são importantes para qualquer empresa, mas o profissional deve ter proximidade com o seu cliente, interpretar os dados, apontar suas deficiências e potencialidades, conhecer a dinâmica do setor e ser um parceiro e apoiador para todas as horas.
Tanto os gestores de startups como de empresas familiares têm sonhos, querem ver seu negócio crescer, se desenvolver, transformar o ambiente e a vida das pessoas. Entretanto, aquelas que não têm planejamento estratégico, plano de ações, dados para tomada de decisões, aumentam seus riscos e a chance de não dar certo. Em todo esse processo, a atuação do contador faz toda a diferença, pois é ele quem detém a chamada “linguagem universal dos negócios”, que tem a capacidade de interpretar dados e orientá-los para as ações assertivas, que pode transformar a empresa e, portanto, os sonhos em realidade.
Equipe Contabilidade na TV
O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 7 de dezembro e que debateu o tema: “Como tornar a contabilidade uma aliada estratégica para empresas familiares e startups?”.
Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/zFKMogN94yU
Ficha técnica do programa:
Apresentação e mediação:
* Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.
* Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva
Participações:
٭ Deborah Barros – Contadora, Especialista em Planejamento Tributário
٭ Taís Pinheiro – CEO e Fundadora da Conube
🔒 Patrocínio @faculdadefipecafi @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis
🤩 REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/contabnatv/
👉 Instagram: https://www.instagram.com/dpe_oficial/
👉 Notícias via whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews
👉 Canal no Telegram: https://t.me/mulhercontadora
#dpe #delasparaelas #mulhercontadora #contabilidade #empresafamiliar #startup
0 comentários