Há mais de 10 dias, contadores, empregadores, gestores e profissionais de Departamento Pessoal reclamam da instabilidade, de falhas ou da impossibilidade de utilização do Conectividade Social ICP v2, plataforma desenvolvida pela Caixa Econômica Federal para comunicação com seus usuários.
A grande dor de cabeça é que é por meio desse sistema que os usuários trocam mensagens e arquivos com a instituição e acessam serviços relativos ao FGTS. Além disso, desde o último dia 16 de maio, os envios de arquivos SEFIP extemporâneos de competências a partir de cinco meses anteriores à atual devem ser realizados exclusivamente por meio do novo canal Conectividade Social ICP V2.
Essa versão 2 foi disponibilizada em novembro do ano passado, mas não de forma obrigatória, o que acabou ocorrendo agora. Dessa forma, o problema acabou se tornando ainda maior porque muitos novos usuários estão aguardando o funcionamento da plataforma para iniciar todo o processo de instalação e conexão inicial antes de realizar os processos.
Uma das principais dificuldades é a impossibilidade de instalação, na máquina, do arquivo do Kriptonita, extensão de navegador responsável pela gestão criptográfica e assinatura digital aplicada na plataforma. O portal do Caixa Conectividade ICP v2 apresentou erro em todos os menus, incluindo o “Manter máquina”.
Sejam de novos ou antigos usuários, as queixas dizem respeito aos entraves de conexão com o banco de dados, erro no envio da GFIP, na geração da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF), no cadastro do certificado em diversas versões do Windows (7, 10 e 11), lentidão na transmissão dos arquivos, entre outros. Muitos estão relatando ainda que o sistema tem funcionado apenas em horários não comerciais.
Pleito entidades contábeis
Por conta dessa situação, a FENACON, o CFC e o IBRACON enviaram na tarde de ontem, 24, um ofício conjunto ao presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, pedindo providências.
Além da resolução dos problemas apresentados até agora, no documento, as entidades pedem a prorrogação da validade da versão do Conectividade Social ICP V1, até que a V2 esteja funcionando adequadamente.
Da mesma forma como foi, a atual sistemática do Conectividade Social, vai levar pelo menos 5 anos, se houver muito esforço por parte de quem desenvolve a plataforma, para que esteja do mesmo nível que o Conectividade hoje.
Nos dias de pico, entre os dias 20 e 7 de outro mês, é quase que impossível poder utilizar a nova plataforma do Caixa Conectividade ICP v2.
Lamentavelmente, nós como sempre, os operadores do sistema, profissionais da área de Departamento Pessoal, é que seremos os reféns e iremos sofrer pela frente.
Sistema falho, incompatível com sistemas operacionais, incompatível com java, sem dizer que em outubro de 2022 vai ocorrer a migração/unificação do ICP p/ a DCTFWEB, ou seja, tanto o INSS e FGTS serão gerados em uma única guia, então meus caros, expliquem o porque desse novo ICP versão 2 que nem deveria existir.
Preciso de ajuda não consigo enviar minha sefip conectividade v2 , já fiz todos procedimentos e não consigo enviar chega até no enviar aí aparece a mensagem aceitar o termo aceito e não vai .
Boa tarde. Realmente quem sofre somos nós, porque além de dificultar nosso dia a dia eles nos colocam em uma situação bem delicada perante aos nossos clientes. Até explicar para eles os reais motivos de tudo isso ainda temos que muitas vezes passar por culpados pois eles não entendem. Estou com um caso recente na qual preciso passar uma sefip sem movimento para dar baixa na empresa e simplesmente não estou conseguindo devido a nova conectividade icp v2, vai tentar explicar isso para o cliente. Não é fácil, não está fácil e não temos o que fazer.
Lamentável, hoje dia 06/07/2022 e o sistema do conectividade v2 desenvolvido pela cef, não funciona, não vai, e ai, como fica? a guia vence amanhã!!! quem vai pagar a multa, hein CEF?
Pior sistema que já desenvolveram , fiz tudo certinho. Conseguir enviar uma arquivo, e nunca mais consegui enviar os demais, fica só processando…. e não sai dessa parte, já tentei todos os horários e dias e fins de semana. Quem desenvolveu esse sistema LIXO cuide de corrigir essas falhas por parte do próprio sistema.
Nina- Fiz a procuração mas na hora de enviar o arquivo o sistema diz que não existe procuração cadastrada para aquele empregador.
A Caixa desenvolve um sistema que não tem condição de funcionar e exige que seja obrigatório para a s competências extemporânea do FGTS. Lamentável!
E o suporte 0800 é uma piada. Nunca resolvem nenhuma questão ou dizem para ligar mais tarde, porque o sistema está fora do ar.
Na verdade nós que precisamos do sistema acabamos aprendendo com os colegas que nos fóruns da vida vai ajudando uns aos outros, porque de fato os “profissionais” que atuam no 0800 do conectividade social parecem não saber nada, pois é o que a colega disse: “o sistema está lento e não responde, tente mais tarde”, daí, você fica o dia inteiro tentando e morrendo de raiva.
Estou com uma situação de uma empresa já existinta, precisando enviar várias GFIP’s extemporânea para comprovar ao INSS/CNIS que todoas as guias foram recolhidas dentro do prazo, mas não consigo. Meu cliente já tem o e-CPF A1, realizou-se a procuração, mas na hora de enviar em um máquina acusa que não tenho procuração e em outra, acusa que problema de instalação “MANTER MÁQUINA”, que também joi feito de forma correta. Então pergunto: Que poderá me ajudar? Por favor gente, me ajuda.
Olá Lusimar!
Na semana anterior acompanhei alguns relator de instabilidade no novo conectividade. A mensagem apresentada pedia para tentar mais tarde. Caso essa tenha sido a sua situação, nesta semana deves conseguir fazer a informação.
Caso contrário, no site da CEF existe um manual explicativo sobre o novo conectividade. Segue abaixo link:
https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/MANUAL_OPERACIONAL_CNS_ICP_V2_v_1_5.pdf
Por
Cleide de Souza – Líder de desenvolvimento Sistema ÚNICO Folha na SCI Sistemas Contábeis
Bem isso, todo mês a mesma situação, na hora de enviar o arquivo, fica rodando e não vai, após varias reiniciações consegui enviar nos outros meses, nesta competência, estou na tortura.
Boa tarde! está mesmo ainda não consegui enviar nenhuma, fica rodando e nada…
Tá dificil tantas coisas para fazer e ainda isto.
Não consigo Manter Máquina. Nem no windows 10. Alguém conseguiu cadastrar a máquina nesses últimos dias?
Um dos piores sistemas já criados em todos os tempos.
Era para ser simples, entrar, gerar o arquivo, assinar e enviar. Mas não, os jumentos conseguem fazer o pior sistema possível!
Boa tarde! Este sistema não funciona, inclusive a página do Ajuda ainda está em construção. Como eles disponibilizam um Sistema, sem um suporte/ajuda ? Tenho que fazer várias individualizações de um parcelamento pago no Período de 2019 a 2022 e até agora só consegui enviar 2 competências. E hoje verificando a Caixa Postal de um cliente, constatei em MENSAGEM INSTITUCIONAL 2 msg de Arquivo Rejeitado só que não pertencem ao meu CNPJ e na CAIXA DE ENTRADA também recebemos um retorno de IS_OPTANTE de outro CNPJ, ou seja as msg estão se perdendo….. Alguém tem que dar uma solução, por favor.
hoje dia 11 de julho de 2022 e não consigo ainda enviar. como faremos?
Boa tarde
Nao consigo enviar sefip nenhuma fica só rodando,alguém consegui fazer os envios?
NÃO se consegue fazer nada neste sistema
Uma porcaria, uma vergonha, uma desgraça esse sistema não consigo transmitir nada e tenho que fazer uma rescisão de contrato de funcionários mas calculo as guias GRRF e não consigo transmitir. Consulto minhas procurações como ontorgante e o sistema informa que não existe procurações , agora vou reclamar com quem final ??????????????
Desculpem-me o desabafo mesmo sabendo que nenhum funcionário da Caixa vai ler isso !!!!!
Não Consigo enviar arquivo sefip, após anexar fica processando e não envia, e o suporte da CEF não atende, sistema porcaria e a CEF não tem suporte, acho que nem eles mesmos sabe resolver o problema.
no google chrome > Histórico > Remover dados de navegação > Avançado > marca todos os itens > Todo o período
Eu estava com algumas guias atrasadas para emitir e depois de transmitir a primeira o conectividade só ficava processando o envio, limpar os dados de navegação resolveu meu problema.
Olá pessoal, eu não estava conseguindo enviar os arquivos, nem cadastrar nova maquina, mas depois de uma peleia de quase duas semanas e milhares de testes, descobrimos, o conflito estava ocorrendo por causa do meu instalador e leitor do certificado digital, instalamos um diferente da mesma empresa e resolveu. Verifiquem pode ser isso para vocês também.
Estou tentando enviar desde o dia 01/09/2022, o sistema fica só rodando e não conclui alguém pode me ajudar, pois já fiz todos os procedimentos, mas na hora de enviar o sistema não conclui, já estou desesperada, é como disse um colega no final nós é que somos culpados,
ALGUÉM COM PROBLEMA DE ACESSO NO CONECTIVIDADE SOCIAL HOJE, 08/09/2022?
Estou tentando enviar arquivo a uma semana e nada ….não conclui o envio.
acontecendo o mesmo aqui. alguem consegiu?
Olá Aristoteles!
O ICP é de responsabilidade da CAIXA, entre em contato diretamente com eles através dos canais de comunicação e reporte seu problema.
Att.
Portal ContNews
buenas.. consegui enviar agora .. meu problema era que, em definir maquina a conectividade v2 ficava trancada! o problema, aparentemente, é com o antivirus.. no meu caso o defender
segui os procedimentos desse video e deu certo: https://www.youtube.com/watch?v=Kn0nTF59KuI&t=147s
alem disso, alterei uma configuração no crhome: em chrome://settings/content/popups ( digite no browser) alterei para: ´os sites podem enviar popups..’
espero que ajude!
Olá Aristoteles, que ótima notícia.
Deixei seu comentário aberto, provavelmente vai ajudar mais gente.
Obrigada por compartilhar.
Att.
Equipe Portal ContNews
Boa tarde!
Estou tentado enviar 2 arquivos SEFIP pelo Conectividade ICP V2 a mais de uma semana e não consigo, pois fica processando e não conclui o envio.
Olá Jurandi!
O ICP é de responsabilidade da CAIXA, entre em contato diretamente com eles através dos canais de comunicação e reporte seu problema.
Att.
Portal ContNews
Boa tarde!
Estou com um problema parecido, meu laptop é novo, consigo logar tranquilo, no momento que anexo o arquivo em Nova Mensagem – Envio de arquivo SEFIP, ele não salva, não salva e gera o zipado, não consigo concluir o envio….parece que o conectividade para, não funciona….
conseguiu?
nao consigo cadastrar a maquina
sobe estes problemas acima de conectividade icp2, ja houve alguma solucao???, o sistema parece entrar em looping, e nao aponta nenhuma irregularidade, realmente ficamos perdidos num sistema que ate entao era bem providencial, hoje esta mais para um problema do usuario…, e se entregarmos em atraso, pagamos a multa…, ou seja, pagamos pelo pecado alheio… piada…
resolvido meu problema com troca de equipamento, troquei meu pc e consegui enviar o arquivo.
Oi, boa tarde!
Não estou conseguindo enviar nenhum arquivo, alguém também esta com problemas ?
Prezados, a uma semana nao consigo mais gerar a guia FGTS, o sistema so fica rodando mas nao gera, alguem sabe se houve algum problema????
MEU DEUUUS EU PRECISO ENVIAR MEUS ARQUIVOOOOOOS
NAO CONSIGO ENVIAR NADA FICA EM LOOPING
SE NAO ENVIAR QUEM PAGA MULTA SOMOS NOIS RAIVAAAAAAAAAAAA
temos de entrar com uma ação coletiva contra a caixa.
Estou com o mesmo problema. Fica travando cada vez de uma maneira e não connsigo prosseguir. Já tentei de madrugadan, de fim de semana, em outra maquina e não consigo enviar o arquivo nem cadastrar novo token nem a maquina
boa tarde, fiz diversas tentativa, configuraçoes leguei no suporte da caixa etc… e nada resolvido o problema continua, fis um teste com certificados do tipo cartao e e-token e esta rodando macio, consegui validar o certificado, fiz todos os termos de aceite, cadastrei procuração etc… ai me pergunto sera que os tecnicos do conectividade nao fizeram a observação que isto so esta acontecendo com certificados do tipo A1 que fica instalado na maquina; pois segundo a atendente do suporte este serviço ja rebeu muitas reclamações, e a instruçao é “vai tentando” o que nao resolve meu problema, espero que atraves do comentario derrepente algum dos usuarios mais instruidos ache e compartilhe uma solução.
Tenhos SEFIP atrasada para enviar, enviei uma e quando fui enviar a próxima não funcionou mais.
Estou na mesma situação, a primeira foi, depois não foi mais… Preciso enviar de vários meses e não estou conseguindo. Alguém tem alguma dica?
RESOLVIDO:
Prestem atenção a alguns detalhes;
Primeiro verefiquem se as extensões Kriptonita estão ativas no Chrome.
Segundo é necessário cadastrar o computador no site da Versão 2.
Verefiquem tbm o arquivo pelo SEFIP se não está com tamanho zerado, caso sim, removam o aplicativo e reinstalem.
Aqui funcionou logo após ativar as extensões e cadastrar a Máquina.
PESSOAL DE TI DA CAIXA SÃO UNS ANALFABETO DIGITAIS, NÃO FAZ OS TESTE E JOGA PARA PRODUÇÃO E PIOR NÃO SABE CONCERTAR OS ERRO PROVOCADOS
Bom dia, para envio de arquivos com mais de 5 meses, voltou a solicitar procuraçao no sefip alguem com caso parecido? não tem procuração para enviar arquivos pela empresa?
Post de 25 de Maio de 2022, hoje estamos em 28/01/2025 e com os mesmos problemas. Caixa Economica gasta um pouco do dinheiro e investe em pessoal especializado, até quando meu DEUS, ilumina a cabeça dos diretores dessa instituição pra resolver problemas, já são 164 anos e não aprenderam a fazer sistema.
Não consegui até hoje, mesmo com notificação do MTE para regularizar um fgts de 2019