fbpx
sábado, julho 2, 2022

Falhas e instabilidade no Conectividade Social ICP v2 preocupam usuários

Há mais de 10 dias, contadores, empregadores, gestores e profissionais de Departamento Pessoal reclamam da instabilidade, de falhas ou da impossibilidade de utilização do Conectividade Social ICP v2, plataforma desenvolvida pela Caixa Econômica Federal para comunicação com seus usuários.

A grande dor de cabeça é que é por meio desse sistema que os usuários trocam mensagens e arquivos com a instituição e acessam serviços relativos ao FGTS. Além disso, desde o último dia 16 de maio, os envios de arquivos SEFIP extemporâneos de competências a partir de cinco meses anteriores à atual devem ser realizados exclusivamente por meio do novo canal Conectividade Social ICP V2.

Essa versão 2 foi disponibilizada em novembro do ano passado, mas não de forma obrigatória, o que acabou ocorrendo agora. Dessa forma, o problema acabou se tornando ainda maior porque muitos novos usuários estão aguardando o funcionamento da plataforma para iniciar todo o processo de instalação e conexão inicial antes de realizar os processos.

Uma das principais dificuldades é a impossibilidade de instalação, na máquina, do arquivo do Kriptonita, extensão de navegador responsável pela gestão criptográfica e assinatura digital aplicada na plataforma. O portal do Caixa Conectividade ICP v2 apresentou erro em todos os menus, incluindo o “Manter máquina”.

Sejam de novos ou antigos usuários, as queixas dizem respeito aos entraves de conexão com o banco de dados, erro no envio da GFIP, na geração da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF), no cadastro do certificado em diversas versões do Windows (7, 10 e 11), lentidão na transmissão dos arquivos, entre outros. Muitos estão relatando ainda que o sistema tem funcionado apenas em horários não comerciais.

Pleito entidades contábeis

Por conta dessa situação, a FENACON, o CFC e o IBRACON enviaram na tarde de ontem, 24, um ofício conjunto ao presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, pedindo providências.

Além da resolução dos problemas apresentados até agora, no documento, as entidades pedem a prorrogação da validade da versão do Conectividade Social ICP V1, até que a V2 esteja funcionando adequadamente.

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Deise Dantas
Jornalista do Portal ContNews desde 2021. Bacharel em Letras Língua Portuguesa, pós-graduada em Marketing Digital, desde 2004 atua em Comunicação Empresarial e Institucional, com expertise nas áreas econômica, contábil e tributária.

Comentários

  1. Da mesma forma como foi, a atual sistemática do Conectividade Social, vai levar pelo menos 5 anos, se houver muito esforço por parte de quem desenvolve a plataforma, para que esteja do mesmo nível que o Conectividade hoje.
    Nos dias de pico, entre os dias 20 e 7 de outro mês, é quase que impossível poder utilizar a nova plataforma do Caixa Conectividade ICP v2.
    Lamentavelmente, nós como sempre, os operadores do sistema, profissionais da área de Departamento Pessoal, é que seremos os reféns e iremos sofrer pela frente.

  2. Sistema falho, incompatível com sistemas operacionais, incompatível com java, sem dizer que em outubro de 2022 vai ocorrer a migração/unificação do ICP p/ a DCTFWEB, ou seja, tanto o INSS e FGTS serão gerados em uma única guia, então meus caros, expliquem o porque desse novo ICP versão 2 que nem deveria existir.

  3. Boa tarde. Realmente quem sofre somos nós, porque além de dificultar nosso dia a dia eles nos colocam em uma situação bem delicada perante aos nossos clientes. Até explicar para eles os reais motivos de tudo isso ainda temos que muitas vezes passar por culpados pois eles não entendem. Estou com um caso recente na qual preciso passar uma sefip sem movimento para dar baixa na empresa e simplesmente não estou conseguindo devido a nova conectividade icp v2, vai tentar explicar isso para o cliente. Não é fácil, não está fácil e não temos o que fazer.

  4. Pior sistema que já desenvolveram , fiz tudo certinho. Conseguir enviar uma arquivo, e nunca mais consegui enviar os demais, fica só processando…. e não sai dessa parte, já tentei todos os horários e dias e fins de semana. Quem desenvolveu esse sistema LIXO cuide de corrigir essas falhas por parte do próprio sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!