Fortalecimento da Governança e Supervisão dos Conselhos Normativos Internacionais de Auditoria em prol do Interesse Público

Artigo de Idésio Coelho*

Em 1º de fevereiro de 2018, O Conselho Federal de Contabilidade enviou seus comentários sobre a consulta pública formulada pelo Grupo de Monitoramento (GM). Trata-se de um grupo composto por reguladores do mercado financeiro e de capitais, que acompanha os Conselhos emissores de normas de auditoria, de padrão ético e de educação apoiados pela Federação Internacional de Contadores – Ifac.

A consulta, formulada por meio de um documento específico, possui 27 perguntas questionando ou pedindo apoio a reformas importantes na metodologia de emissão de normas acima citadas e no processo de financiamento desse modelo. Ainda, propõe a redução da participação da profissão contábil no processo de emissão dessas normas. A proposta sugere criar um modelo novo, fora da gestão da Ifac, com menor representação de vários participantes relevantes, incluindo as organizações contábeis e de auditoria de menor porte. O CFC não concorda com a proposta emitida pelo MG em vários aspectos relevantes.

Nesse contexto, destaco, a seguir, os aspectos mais relevantes da resposta do CFC:

O poder regulatório do Conselho Federal de Contabilidade é enfatizado:

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma organização profissional de contabilidade instituída pelo Decreto-Lei nº 9295/1946 e, juntamente com nossos Conselhos Regionais de Contabilidade, em todos os 26 estados e no Distrito Federal, regulamentamos mais de 530 mil profissionais da contabilidade no Brasil. Para fornecer serviços contábeis de qualquer natureza, tanto para o setor público como para o privado, inclusive serviços de auditoria, o profissional da contabilidade, no Brasil, deverá ser registrado no CRC. Por força de lei, também somos responsáveis por incorporar ou não, nas leis e regulamentos brasileiros, quaisquer normas internacionais de ética, auditoria e de contabilidade para os setores público e privado, normas estas emitidas por organizações internacionais. Também atuamos com outros órgãos reguladores prudenciais ou do mercado de capitais, a fim de assegurar a qualidade e a independência de qualquer organização e de suas normas emitidas, antes de incorporá-las em nossa jurisdição. Desde 2010, o Brasil inseriu no nosso sistema contábil as normas emitidas pelos Conselhos Independentes apoiados pela Federação Internacional de Contabilistas (Ifac) e pelo Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb).

Somos uma organização membro da Ifac desde 1986. Trabalhamos com a Ifac e com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) no Programa de Convergência às Normas Internacionais. No âmbito desse projeto, e por meio do contato conosco, a liderança da Ifac faz um monitoramento da conformidade de nossa jurisdição com as normas de contabilidade internacional, educação, ética, auditoria e do setor público, juntamente com outras iniciativas de investigação e outras vinculadas com a profissão do contador. Acreditamos que a Ifac, juntamente com nosso sólido compromisso de convergência para as normas internacionais, nos ajudou a implementar a maioria das normas para o setor privado desde 2007.

Estamos firmemente comprometidos, juntamente com a administração pública, com a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público para o Governo Federal, para as 27 unidades da nossa federação e mais de 5.500 municípios. Acreditamos firmemente que a Ifac prestou e pode continuar prestando serviços relevantes para as economias e organizações globais e interconectadas.

O contexto geral dos nossos comentários ao Grupo de Monitoramento (GM) está baseado nas premissas a seguir comentadas.

Acreditamos que, para assegurar um processo estável e sem sobressaltos, uma eventual reforma no modelo atual deverá:

Trazer melhorias para o modelo atual, permitindo maior participação de outras partes interessadas no processo de supervisão, ao mesmo tempo, mantendo a profissão contábil e outros participantes com conhecimento da matéria na liderança do debate técnico sobre o desenvolvimento e a emissão de normas. Caberá ao órgão de supervisão assegurar que o devido processo de desenvolvimento de normas seja conduzido em prol dos interesses públicos, no entanto, não deverá deter poder de veto ou de exigência de ajustes a quaisquer normas. Acreditamos que o profissional, por meio da Ifac, poderá indicar indivíduos qualificados para integrar qualquer conselho de supervisão.

Assegurar participação efetiva de diversas partes interessadas, incluindo representação geográfica, de gênero e de firmas de auditoria de pequeno, médio e grande porte. As normas do IAASB (normas de auditoria) e do IESBA (normas de padrão ético) são implementadas em mais de 120 jurisdições, porque os responsáveis pela emissão de normas de alcance nacional creem de fato estar representados nos respectivos comitês e̸ou no processo de desenvolvimento das normas. Se a representação não for alcançada, há um risco potencial de que os países retornem à emissão de normas de contabilidade ou de auditoria aceitas somente em âmbito nacional.

Garantir que um código de ética seja aplicável a todos os profissionais de contabilidade. O responsável pela preparação da demonstração contábil e o auditor dessa mesma demonstração  devem observar o mesmo código de ética.

Esclarecer o mandato do Conselho de Supervisão de Interesse Público (PIOB) e que uma Estrutura Conceitual de Interesse Público seja conhecida antes da implantação de qualquer reforma.

Garantir que a estrutura de custeio seja devidamente definida com a participação igualitária de todos os interessados, inclusive dos reguladores.

Qualquer mudança no modelo atual deve ser feita com a efetiva participação da profissão  contábil, após extensiva consulta pública, envolvendo, ao mesmo tempo, todos os aspectos relevantes dos conselhos emissores das normas técnicas, dos órgãos de governança e de monitoramento.

A carta detalhada, emitida no idioma inglês, responde a cada uma das 27 perguntas e foi assinada pelo presidente Zulmir Breda e por mim, vice-presidente Técnico, sendo protocolada nove dias antes do prazo limite. O Conselho Federal de Contabilidade, mais uma vez, demonstra liderança de pensamento na sua manifestação qualificada e tempestiva.

Acesse o documento completo, no idioma inglês: CFC Responses to Questions in the Consultation Paper Fev 1 2018

*Idésio Coelho, vice-presidente Técnico do CFC

Por Portal CFC

- 2 de fevereiro de 2018
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...