03/02 – Victor Lopes / Folha Web
Nadando contra uma maré revolta – de uma economia arrefecida e instável -, o setor de franquias do País fechou 2015 com um faturamento de R$ 139,5 bilhões, alta de 8,3% frente aos 128,8 bilhões do período anterior. As mais de três mil redes franqueadoras nacionais se mostraram bem estrategistas no período e conseguiram fechar o ano com 138,3 mil unidades, uma elevação de 10,1% frente a 2014. Neste mesmo intervalo, o Paraná saltou de aproximadamente 6,5 mil para 8,3 mil unidades, uma alta de 27,6%. E as franqueadoras de Londrina que conversaram com a reportagem da FOLHA estão bem empolgadas para uma nova expansão em 2016. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Dos 11 segmentos que compõem o setor, apenas o de limpeza e conservação apresentou retração de faturamento, algo em torno de 2,3%. Os demais tiveram elevações variadas, com destaque para acessórios pessoais e calçados (12%), negócios e serviços (10,2%), hotelaria e turismo (9%) e alimentação (8,9%). O balanço de 2015 também revelou que o crescimento do setor se deu de maneira mais acentuada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste em relação aos tradicionais centros de negócios do País. A presença do franchising nos municípios brasileiros atingiu 40% no ano passado, ante a 37% em 2014.
O diretor de inteligência e mercado da ABF, Cláudio Tieghi, explica por que o setor conseguiu passar por 2015 praticamente de forma ilesa. Ele relata que muitos franqueados e franquias já estavam se preparando para essa realidade econômica que fatalmente surgiria há pelo menos três anos. “Somos um sistema muito dinâmico e, quando olhamos a retração de consumo, percebemos os riscos e oportunidades. Renegociamos com fornecedores, enxugamos custos extras e melhoramos nossa qualidade operacional. Aliás, muitas franquias conseguiram segurar o repasse da inflação para manter o ticket médio elevado”. Outro ponto, segundo Thieghi, é que as franqueadoras continuaram expandindo. O número de empregos diretos, consequentemente, aumentou 8,5% em 12 meses, atingindo a marca de 1,18 milhão de pessoas.
🤩
SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram:
https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha:
https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal:
https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil:
https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram:
https://t.me/contnewsAvaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!
#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!
0 comentários