Pelo menos 52 cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo as capitais de estado e Distrito Federal, estão criando serviços públicos digitais para os cidadãos. De acordo com o estudo Mapa de Governo Digital do Ministério da Economia, 83,6% desses municípios têm planos de transformação digital em andamento (22,4%) ou em elaboração (61,2%) para automatizar o atendimento e a comunicação com o cidadão.
Para Fernando Coelho, Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, a digitalização do setor público é um passo natural para melhorar o atendimento. “O principal argumento é a satisfação do cidadão. O governo local que consegue melhorar o seu relacionamento com o cidadão por meio digital vai ter a satisfação dele com relação ao retorno dos seus impostos”, afirma.
Outro ponto destacado por Coelho é a gestão mais eficiente. “O município que passa a conseguir se relacionar digitalmente começa a ter mais dados para tomada de decisão e a automatizar atividades. Com isso, ele terá maior eficiência e poderá racionalizar o uso de recursos.”
Pandemia, serviços e redes sociais
No estudo, identificou-se algumas características das transformações digitais. Entre elas:
1) A pandemia acelerou a oferta de serviços digitais ao cidadão
Questionados se o surto de coronavírus que paralisou as atividades presenciais em 2020 foi o grande impulsionador da criação de serviços públicos digitais, a resposta foi quase unanime: 94% dos municípios respondentes concordaram.
A consequência, para 78%, foi que a pandemia induziu as prefeituras direcionar suas estruturas tecnológicas para maior integração digital dos serviços ao cidadão, conforme outra questão. “A pandemia teve a função de jogar os municípios para o digital, assim como fez no setor privado”, resume Gláucio Neves, sócio-diretor da consultoria de planejamento estratégico Macroplan.
2) Os serviços digitais são voltados ao atendimento municipal
Na pesquisa, também se verificou que o foco da automatização foi para aumento de capacidade de atendimento ao cidadão, com 40,8% das respostas. O segundo foco de digitalização foi em aumento de eficiência interna (28,6%).
3) Redes sociais foram a principal ferramenta de comunicação
Para se comunicar com a população, a maioria das gestões municipais (70%) usou as redes sociais. As mais usadas foram Facebook, Instagram e YouTube. Neves assinala que as redes não foram usadas apenas transmitir informativos municipais, mas também para coletar opiniões e sugestões de melhorias.
Entre os desafios apontados pela pesquisa, Neves destaca três: a segurança de dados, integração de sistemas e a retenção de mão de obra em tecnologia de informação e comunicação (TIC).
O Mapa
O Mapa de Governo Digital é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) que apresenta indicadores sobre o uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) no setor público.
O primeiro boletim foi divulgado em 26/08 e foi elaborado pelo Ministério da Economia e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com apoio técnico da consultoria de planejamento estratégico Macroplan.
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março deste ano com as 155 cidades brasileiras que têm mais de 200 mil habitantes, em função da representatividade e existência de boa infraestrutura tecnológica. A amostra respondente foi de 52 municípios (um terço do total).
0 comentários