O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa à classe contábil e demais stakeholders sobre a recente definição de uma abordagem pelo International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), visando à manutenção contínua da norma internacional de auditoria para Auditorias de Demonstrações Financeiras de Entidades Menos Complexas (International Standard on Auditing for Audits of Financial Statements of Less Complex Entities – ISA para LCE).
A referida abordagem foi detalhada em uma Declaração de Abordagem, documento que tem como propósito fundamental promover a transparência e a consistência na execução da norma. A declaração estabelece um mecanismo formal para a atualização da ISA para LCE, e enfatizando que as futuras revisões deverão observar os seguintes princípios norteadores:
- relevância contextual: serem pertinentes no contexto da natureza e das circunstâncias típicas de uma auditoria em uma entidade menos complexa e;
- alinhamento proporcional: estarem alinhadas, de forma proporcional e apropriada, com os requisitos e conceitos fundamentais estabelecidos nas Normas Internacionais de Auditoria (ISAs).
Estrutura da Declaração
A Declaração de Abordagem delineia o contexto, a finalidade, o processo, as responsabilidades, os resultados esperados e o cronograma para as atividades de manutenção da ISA para LCE. Adicionalmente, o documento especifica as etapas que o IAASB se compromete a seguir ao desenvolver revisões na ISA para LCE, em resposta a eventuais novas normas ou normas de auditoria revisadas.
Para aprofundamento e acesso à íntegra do documento, o IAASB disponibiliza a informação no seguinte endereço eletrônico: www.iaasb.org/ISAforLCE.
por CFC




























0 comentários