Para melhorar o atendimento aos beneficiários, o INSS vai adotar o aplicativo WhatsApp na comunicação de serviços, informando datas de perícia e andamento de solicitações relacionadas a benefícios. A notícia foi anunciada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em evento do INSS em Fortaleza, em 14/04.
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão”, argumenta o ministro.
De acordo com Lupi, o aplicativo será testado por um mês como ferramenta de interação com os usuários. O conteúdo ficará a cargo do Ministério da Previdência Social (MPS), que está fechando acordos de cooperação técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, para viabilizar o compartilhamento de informações, como o Cadastro Único e o seguro defeso do pescador artesanal.
A comunicação via aplicativo de mensagem é uma funcionalidade a mais para dar agilidade aos serviços, objetivo declarado do ministro. No Ceará, Lupi visitou a APS Fortaleza-Centro, um dos principais postos de atendimento do INSS na capital cearense, e se comprometeu com a melhoria no atendimento. “Vamos humanizar mais o INSS, mudar nossa imagem reduzindo essa espera. É a minha principal tarefa: resgatar a imagem do INSS”, disse.
INSS mais integrado
O investimento em infraestrutura de comunicação e atendimento é uma das prioridades do MPS, afirma Lupi. “O nosso foco é promover a cidadania através da garantia de direitos previdenciários. E o caminho passa pelo fortalecimento do INSS através do estabelecimento de novas rotinas e implantação de projetos para modernizar nossos sistemas e agências”, assinala.
Para isso, o ministério está ampliando os serviços do aplicativo Meu INSS com serviços digitais para os mais de 36 milhões de segurados. Além de consulta sobre benefícios e serviços, a ferramenta vai oferecer, a partir de maio, a lista de bancos – e respectivas taxas de juro de consignado aos segurados.
Além da modernização de sistemas e processos, o ministério também investe em capacitação de funcionários para atender ao aumento de serviços em todos os estados e diminuir o tempo de análise das solicitações de benefícios, como aposentadorias e pensões.



























0 comentários