A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados pode ser vista de duas formas: como uma exigência legal ou mais uma burocracia imposta ou como uma necessidade contemporânea, que eleva as organizações a outro patamar. As empresas de contabilidade que tiverem um olhar estratégico para a nova legislação certamente vão identificar diversos aspectos positivos e caminhar rumo à evolução do seu negócio.
As penalidades relativas a LGPD vão desde advertências a multas de até R$ 50 milhões, contudo, os prejuízos podem se estender e atingir a reputação da marca, o relacionamento com os clientes e com o mercado, afinal, a nova lei traz uma nova perspectiva sobre a relação das empresas com os dados pessoais a que elas têm acesso.
Para esse mindset positivo, é importante lembrar que a LGPD não vem para restringir a manipulação de dados pessoais, mas para regulamentar e organizar a forma como as empresas lidam com eles. E aí começa a oportunidade. Toda a adequação acaba por revelar caminhos para que as organizações aprimorem os seus processos internos, já que será preciso mapear, aperfeiçoar e minimizar os riscos nos processos de coleta, manipulação, armazenamento e descarte de dados, considerando toda a rede de relacionamento que a empresa se conecta: clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.
Dessa forma, a adaptação à lei provoca, inevitavelmente, uma organização na estrutura da empresa, que deve revisar seus processos, eliminar falhas, descartar redundância e controlar de forma segura e inteligente os dados.
Processos, inclusive, integra o tripé formado ainda por pessoas e tecnologias, que embasa todo o processo de adequação. As pessoas precisam ser conscientizadas e treinadas sobre o tratamento de dados, enquanto a tecnologia entra como um facilitador de todo esse processo, auxiliando na organização e no controle desses dados.
As empresas de contabilidade são diretamente afetadas pela LGPD, tendo em vista que praticamente todos os seus processos envolvem dados pessoais e sensíveis de empresas e pessoas, o que requer cuidado redobrado.
O quesito confiança sempre pautou o relacionamento entre essas empresas e seus clientes, já que a organização lida com uma diversidade de dados pessoais e muitas vezes sigilosos e confidenciais, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica. Com a chegada da LGPD, a contabilidade pode ganhar mais um reforço nesse relacionamento, mostrando as suas boas práticas e a preocupação com a privacidade e a proteção dos dados.
Ao protagonizar esse processo, o contador dissemina confiabilidade, gestão, inovação e valor. Com isso, melhora os seus processos, fortalece a sua marca, fideliza seus clientes e cativa outros.
Equipe Contabilidade na TV
O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 10 de agosto e que debateu o tema: “LGPD e seus impactos nas marcas e na fidelização de clientes”.
Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/t74B-vC2tto
Apresentação e mediação:
Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.
Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva
Participações:
– Carlos Alberto Baptistão, vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP
– Rodrigo Palotti Coutinho, Chief Operating Officer da Embrasi.
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