A tokenização da economia – quando um ativo real é transformado em uma contrapartida digital – é uma questão de tempo, na opinião do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
“As pessoas estão procurando por uma representação digital de algo que tenha valor. O verdadeiro debate é se estamos caminhando para economia tokenizada. Eu acho que sim, estamos migrando para isso”, disse durante o evento “DrumWave Day” em São Paulo, no dia 30/09.
De acordo com Campos, a digitalização de ativos já é uma realidade e serve de base para o surgimento de novos ecossistemas virtuais, como o metaverso, e comprar e vender bens com criptomoedas e moedas soberanas digitais. “Quando (a tokenização) começar a avançar, vai ser exponencial. Estamos falando de extrair valor de um ativo de forma digital.”
Campos vem se referindo à economia tokenizada ao longo do ano como o futuro do sistema financeiro. “Vamos sair de um mundo baseado em contas para um mundo baseado em tokens. Estamos falando sobre ativos digitais e o sistema financeiro do futuro.”
Ecossistema virtual
Para que a negociação de ativos tokenizados aconteça, Campos disse que é preciso viabilizar um ambiente digital conectado, operacional e integrado com os principais ecossistemas digitais do mundo.
No evento, Campos explicou que o objetivo do BC é conectar novas funcionalidades, como o Pix e a futura moeda digital soberana em algum formato de carteira digital que inclua modalidades de pagamentos, depósitos tokenizados, open finance e monetização de dados.
Tokenização
Fenômeno crescente nos últimos anos, a tokenização acontece quando o proprietário de um ativo real (imóveis, moedas ou obras de arte) cria a sua representação digital fragmentada em unidades criptografadas (tokens) em uma rede de blockchain.
Por sua vez, o blockchain é um tipo de banco de dados criptografado, descentralizado e distribuído de forma pública. Isso ajuda a impedir fraudes, pois quaisquer alterações (venda ou compra, por exemplo) são registradas e podem ser verificadas publicamente.
O objetivo do proprietário de um ativo tokenizado é ganhar dinheiro negociando as frações no mercado correspondente diante da expectativa de valorização do seu correspondente físico (obras de arte e imóveis, por exemplo), seguindo a mesma lógica de compra e venda de ações na bolsa de valores.
0 comentários