fbpx
segunda-feira, agosto 8, 2022

Novas oportunidades de negócios expandem mercado contábil

25 de abril é Dia do Profissional da Contabilidade no Brasil e um momento oportuno para refletir sobre os novos desafios e oportunidades de negócios para a categoria

Diante de um cenário empreendedor de constantes transformações, inovações e desafios, o profissional da Contabilidade, como consultor estratégico e assessor das empresas, tem visto nos últimos anos diversas oportunidades para a ampliação de seu leque de serviços e de novos negócios.

O eSocial, as questões estratégicas consultivas, as normas internacionais de contabilidade, as soluções e inovações tecnológicas, as práticas ESG (da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e os certificados digitais são algumas das frentes que têm vêm se abrindo para os profissionais de contabilidade e se transformando em novas frentes de atuação.

Contabilidade com atuação estratégica

Muito além das obrigações acessórias e da burocracia, gradualmente, o profissional da contabilidade tem atuado como consultor estratégico das empresas, auxiliando na gestão e nas orientações de tomada de decisões assertivas. Para o presidente da FENACON, Sérgio Approbato Machado Jr, a sociedade vem percebendo gradualmente esse papel fundamental da categoria para a sobrevivência e o sucesso das empresas, especialmente dos pequenos negócios. “A sofisticação da inteligência fiscal, ao lado dessa atuação consultiva, tem valorizado a nossa atividade”, afirma.

Já a diretora de contas estratégicas da Omie, Cristiane Andrade, aponta que são os profissionais da contabilidade os responsáveis por processos estratégicos e essenciais que envolvem informações valiosas do negócio. “São eles que fornecem insumos para que o empreendedor tome as melhores decisões, são parte fundamental da resolução de problemas e contribuem para o aumento do faturamento e lucratividade”, diz.

Soluções tecnológicas e inovações na Contabilidade

Approbato destaca ainda o avanço tecnológico como aliado do profissional da contabilidade e como oportunidade de novos negócios. “Hoje, muitas tecnologias, como as automatizações, a inteligência artificial e o 5G, trazem agilidade, permitem a utilização estratégica de números, de relatórios comparativos, o respaldo às decisões das empresas. Dessa forma, possibilitam um serviço contábil de grande qualidade”, afirma o líder setorial.

Na mesma linha, o diretor fundador da SCI Sistemas Contábeis, Elinton Marçal, acredita que a tecnologia é uma via ainda a ser bastante explorada pelo profissional da contabilidade. “Muitos profissionais podem ter a oportunidade de explorar a utilização de 100% das potencialidades das soluções tecnológicas hoje existentes no mercado, que trazem automatização de serviços, agilidade, facilidades, ganho de tempo e de produtividade”, enfatiza ele, ao elencar os benefícios, por exemplo, do RH NET Social, da SCI, e ressaltar também as oportunidade de negócios que vêm surgindo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o eSocial e os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST.

Com os processos de digitalização, segundo Cristiane Andrade, a participação do contador vem se tornando ainda mais estratégica. “Muitos estão avançando nas jornadas de transformação digital, automatizando processos para acompanhar uma demanda de mercado crescente, que exige agilidade e ações mais assertivas. Acreditamos neste processo para que esses profissionais trabalhem de forma consultiva e colaborativa”, diz ela, ao reforçar que a Omie tem uma área estratégica que trabalha parcerias e soluções que promovam insumos para que eles possam reduzir o peso da burocracia, transformar o seu mindset e seu negócio.

Para o coordenador de Pós-Graduação da Faculdade Fipecafi, Flávio Riberi, familiarizar-se com a tecnologia traz a necessidade de consolidar habilidades de análise de dados para traduzi-las em informação. “Este item também se une à inovação pois cabe ao profissional repensar a todo momento sobre os fluxos e a velocidade com que a informação é disponibilizada a alta gestão para a tomada de decisão e formulação de estratégias”, explica.

ESG na Contabilidade

Enquanto o mundo volta os seus olhos pata as práticas ESG, que contemplam critérios que não visam apenas lucratividade, mas também a forma como as empresas lidam com questões de sustentabilidade, governança e responsabilidade social, a área contábil ganha mais uma oportunidade de negócios.

Isso porque, além de atuar como assessor das tomadas de decisões, o profissional da contabilidade elabora relatórios sobre a realidade econômica das organizações, que fornecem dados valiosos para os investidores. O presidente da FENACON, Sérgio Approbato Machado Jr. afirma que, sempre à frente do seu tempo, o profissional contábil vem procurando o melhor ambiente de negócio dentro da atividade econômica de seus clientes, com o cuidado necessário para seu crescimento sustentável. “O contador hoje tem um papel importante na disseminação das práticas ESG, de mostrar que essas questões não estão apenas nas mãos do governo, mas de toda a sociedade”, diz.

Normas Internacionais de Contabilidade

Mais de 100 países são signatários das IFRS (International Financial Reporting Standards), as normas internacionais de contabilidade, inclusive o Brasil. Flávio Riberi, da Faculdade Fipecafi, explica que, a contabilidade efetivamente globalizada facilita a percepção de valor do profissional da área e, portanto, traz excelentes oportunidades. “É importante abrir os olhos para novas fronteiras da contabilidade: os padrões contábeis IFRS foram uma etapa e neste momento estamos diante da oportunidade de um alargamento de escopo para participar com o know how em processos e controle nos esforços das empresas em torno do ESG”, diz ele, ao reforçar que isso significa ter relatos integrados consistentes e que reflitam processos estruturados dentro da organização. Neste sentido o contador é essencial”, complementa.

O docente explica que o profissional da contabilidade que tem domínio das normas internacionais de contabilidade sempre terá boas chances em oportunidades em empresas do exterior. “Hoje, existem mercado bastante aquecidos, como os da Holanda, da Alemanha e da Itália, que oferecem oportunidades para executivos brasileiros da área contábil”.

Dia do Profissional da Contabilidade

A data foi instituída em 25 de abril de 1926, como o nome de Dia do Contabilista, durante uma homenagem recebida pelo então senador da República João Lyra, por profissionais contábeis de São Paulo. Em dezembro do ano anterior, o parlamentar havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros.

A nomenclatura “Dia do Profissional da Contabilidade” foi estabelecida em 2012, pelo Conselho Federal de Contabilidade, sob a justificativa de acompanhamento da modernização da profissão.

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Deise Dantas
Jornalista do Portal ContNews desde 2021. Bacharel em Letras Língua Portuguesa, pós-graduada em Marketing Digital, desde 2004 atua em Comunicação Empresarial e Institucional, com expertise nas áreas econômica, contábil e tributária.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Portal ContNews.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!