Atualmente, muitos empreendedores ainda sentem dúvidas a respeito da utilidade da contabilidade no dia a dia da empresa. Já que a consideram como uma atividade burocrática e muito complicada, que só fala em impostos e alíquotas.
Mas, saiba que a importância da contabilidade é indiscutível para o crescimento do negócio, independente do setor e porte da empresa. Isso sem falar na necessidade crescente de informações confiáveis sobre a realidade financeira da empresa.
Entenda com esse artigo o que a contabilidade tem a oferecer para as empresas, que a torna indispensável e fator de crescimento sustentável para a organização. Além de entender um pouco mais sobre as suas aplicações e serviços digitais.
O que é e para que serve a Contabilidade?
De uma maneira simples, a contabilidade lida com todas as informações que envolvem as transações de uma empresa. Nesse sentido, a partir dos dados coletados, registrados, analisados e organizados consegue fornecer informações confiáveis sobre a empresa.
Estas informações interessam tanto aos gestores para a tomada de decisão assertiva quanto para os bancos, governos, investidores, fornecedores, sindicatos e funcionários. Isso porque evidenciam o desempenho da empresa e sua saúde financeira.
Assim, é importante destacar que a contabilidade é responsável por estudar e controlar o patrimônio das empresas, efetuando os registros contábeis e elaborando as respectivas demonstrações dos resultados alcançados.
A partir dessas informações elaboradas, os gestores podem verificar se a empresa está conseguindo atender aos objetivos estabelecidos. Como também reavaliar processos e estratégias visando ajustar o desempenho financeiro.
Além disso, é importante esclarecer que todas as empresas são obrigadas a ter o serviço de contabilidade para as suas operações, conforme a legislação em vigor. Contudo, apenas o Microempreendedor Individual (MEI) é dispensado dessa obrigatoriedade.
Isso é de extrema importância, pois uma empresa sem os serviços de contabilidade encontra-se irregular e pode sofrer penalidades caso seja fiscalizada. Isso sem falar na falta de informações corretas e confiáveis para o processo de tomada de decisão gerencial.
Contabilidade e a área fiscal e de legalização de uma empresa
De forma mais específica, é de responsabilidade da contabilidade tudo que está relacionado com a área fiscal e de legalização da empresa. Nesse sentido, lida com toda a parte tributária atuando e auxiliando nas seguintes tarefas:
- Escrituração de notas e dos livros fiscais;
- Apuração de impostos;
- Elaboração e envio de diversas obrigações acessórias exigidas pelo governo;
- Demonstrativos contábeis;
- Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
- Assessoria na interpretação da legislação fiscal.
Já na parte de legalização da empresa, a contabilidade cuida das seguintes tarefas:
- Processo de abertura, alteração e encerramento de empresa;
- Verificar quais atividades serão desenvolvidas para obtenção adequada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
- Licenças e documentos necessários para o início das operações;
- Divisão da participação dos sócios e capital social.
O que faz a contabilidade pela sua empresa?
A contabilidade desempenha diversas funções que estão diretamente relacionadas com as obrigações acessórias, o planejamento estratégico e financeiro. Nesse sentido, as principais rotinas que são da responsabilidade da contabilidade são as seguintes:
1.º – Realizar a organização do controle financeiro, assegurando a saúde financeira da empresa e o fácil acesso da gestão as informações necessárias;
2.º – Manter a contabilidade atualizada, com relatórios confiáveis e de forma sistemática. Dessa forma, evita qualquer problema com uma possível fiscalização de qualquer uma das esferas de autoridades governamentais;
3.º – Facilitar o controle de fluxo de caixa ao oferecer informações precisas sobre a entrada e saída de recursos da empresa. Desse modo, é possível avaliar a capacidade da empresa para honrar os compromissos assumidos;
4.º – Efetuar a entrega das obrigações acessórias nos prazos estabelecidos, mantendo a empresa em dia com a Receita Federal e evitando a aplicação de sanções e multas;
5.º – Desenvolver todo o planejamento tributário da empresa, identificando qual o regime tributário é o mais adequado para que a empresa possa arcar com um valor menor de impostos;
6.º – Oferecer informações contábeis e financeiras confiáveis para que o planejamento estratégico seja elaborado conforme a realidade financeira da empresa;
7.º – Elaborar o Balanço Patrimonial, que é o documento que permite avaliar a saúde financeira da empresa, sendo que por exigência legal deve ser assinado pelo contador;
8.º – Para a abertura de uma empresa, o contador é importante para definir o enquadramento tributário, o tipo societário e a forma jurídica;
9.º – Permitir uma estimativa para a lucratividade e crescimento da empresa com base nos relatórios gerenciais elaborados;
10.º – Favorecer o planejamento de despesas indicando os meses que acumulam mais gastos e comprometem o capital de giro.
Áreas de atuação da contabilidade dentro da empresa
A contabilidade é de grande importância no contexto empresarial para realizar alguns serviços, que são específicos da área, tais como:
Auditoria
Cabe a auditoria a tarefa de avaliar se as transações financeiras da empresa estão em conformidade legal. Ou seja, analisar se os registros, livros e documentos foram executados seguindo os procedimentos e não apresentam nenhum tipo de ilegalidade e inexatidão.
Assessoria contábil
Cabe a uma assessoria contábil encontrar formas para otimizar a rotina dos processos contábeis e da gestão financeira, buscando criar condições para maior assertividade das tarefas.
Perícia contábil
Cabe a uma perícia contábil desenvolver uma análise criteriosa de erros administrativos que podem causar problemas contábeis. Desse modo, elaborando um diagnóstico com a indicação dos meios para corrigir os erros, em parceria com a gestão da empresa.
Análise financeira e econômica
Ao realizar uma análise financeira e econômica, cabe à contabilidade avaliar a situação patrimonial através dos relatórios gerenciais da empresa.
Contabilidade social
A contabilidade social cuida de analisar quais são os impactos que a empresa produz para a sociedade em termos de recursos naturais, financeiros, humanos e éticos.
Contabilidade consultiva
A contabilidade consultiva tem a incumbência de elaborar indicadores de desempenho e controles para diagnosticar a saúde financeira da empresa. Como também atuar para otimizar os custos e despesas fixas, o ciclo financeiro e a gestão de estoques.
Conheça a contabilidade digital
A contabilidade digital pode ser entendida como uma forma de otimizar as rotinas contábeis, adquirindo maior agilidade e segurança nos processos empresariais. Desse modo, consiste no uso da internet e soluções tecnológicas para maior eficiência contábil.
O que implica na utilização de inteligência artificial e análise de dados para aumentar a eficiência dos processos e assegurar uma gestão assertiva. Isso porque oferece as seguintes vantagens para a empresa:
- Aumento de produtividade e eficiência dos processos;
- Redução de custos e diminuição de erros;
- Tarefas automatizadas com economia de tempo;
- Melhoria da experiência do cliente com a empresa;
- Gestão das atividades de forma mais assertiva.
Portanto, ao final deste artigo é fácil constatar que a contabilidade tem uma importância indiscutível para o crescimento e lucratividade de um negócio. Não só do ponto de vista fiscal e de legalização de empresas, mas também para a geração de informações precisas.
0 comentários