O diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, ressaltou o caráter inspirador do programa. “O Portas Abertas é uma oportunidade única de conhecer de perto a história e a estrutura que sustentam a advocacia brasileira. A cada sessão do Conselho Federal, a cada decisão e debate, a OAB reafirma seu compromisso com a democracia e com a valorização da advocacia. E iniciativas como esta fortalecem esse vínculo, permitindo que as subseções participem dessa trajetória”, destacou.
Para o presidente da subseção do Paranoá e Itapoã, Diego Marques Araújo, a visita marcou um momento simbólico de aproximação entre a advocacia local e a OAB Nacional. “Durante muito tempo, o Conselho Federal parecia algo distante, inacessível. Hoje percebemos que não é assim. O programa Portas Abertas quebra essa barreira e mostra que o Conselho é também a casa da advocacia das subseções. É uma experiência transformadora”, afirmou.
A vice-presidente da subseção, Gardênia de Fátima Gonçalves Miranda, ressaltou o orgulho de representar a advocacia local no encontro. “A nossa profissão é única, porque carrega a missão de transformar realidades. Estar aqui e conhecer o Conselho Federal de perto reforça o sentimento de pertencimento e o compromisso que temos com a Justiça e com a sociedade”, disse.
Durante a atividade, os participantes acompanharam uma apresentação conduzida pela historiadora Cecília Cordeiro, que contextualizou a criação da OAB e os principais marcos de sua atuação institucional ao longo de quase um século, especialmente na defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas da advocacia.
O Programa Portas Abertas integra a política de interiorização promovida pela atual gestão da OAB Nacional, reforçando que toda a advocacia faz parte de um mesmo sistema, pautado pela união, pelo diálogo e pela valorização profissional.
Confira todas as fotos no Flickr da OAB Nacional
por OAB Nacional




























0 comentários