Medir indicadores da sua empresa se torna cada vez mais importante para quem quer crescer e almeja voos mais altos.
“Para pedalar uma bicicleta não precisamos nem de velocímetro; um carro já demanda, minimamente, além do velocímetro, um medidor para o combustível e outro para a temperatura do motor. Já no avião, perde-se a conta de quantos comandos e medidores conseguimos ver na cabine.”, compara Mauro Medeiros, CFO da Múltipla Consultoria, e completa “afinal, você vê a sua empresa como uma bicicleta, um carro ou um avião?”
Mais importante do que a resposta acerca do que ela é hoje (essa é uma realidade, e o presente não se muda, só o futuro), é a reflexão sobre o que cada um espera da sua empresa daqui a alguns anos.
Quem quer voar, não espera levantar voo para aprender a bater asa. O cuidado na gestão, o acompanhamento de métricas e o gerenciamento através dos indicadores de performance deve fazer parte da rotina de qualquer empresa, até do MEI entregador de pizza.
“O entregador de pizza autônomo, por exemplo, pode medir alguns itens: quantidade de entregas por dia, tempo gasto nas entregas, tempo médio de entrega, quantidade de quilômetros rodados, gastos com transporte etc. Se quiser se aprimorar, pode medir a satisfação de cada entrega, perguntando ao cliente a que horas ele fez o pedido, pode medir as médias de tempo entre o pedido e a entrega, pode fazer isso por fornecedor (se o entregador atende várias pizzarias), gerenciando seus trajetos de acordo com a chamada, e ainda dar feedback para os seus contratantes.”, exemplifica Mauro.
E quem mede, gerencia. Se pegarmos os dados acima, e colocarmos lado a lado e compararmos a performance no tempo, vamos criar um simples e eficiente sistema de gestão. Saberemos os dias em que há mais entregas, os trajetos mais rápidos, os dias em que ele rende mais, e por aí vai, o céu é o limite.
Alguma dúvida de que um entregador de pizza com esses predicados muito em breve mudará de vida? Rapidamente, ele conseguirá arregimentar e gerenciar outros entregadores, estabelecendo um outro nível de negócio e ganhando uma parte do produzido por todos. Poderá dar consultoria para os fornecedores, vendendo serviços especializados na logística em que é especialista. Das pizzas, ele poderá expandir o negócio para outras entregas. Com o aumento de receita, poderá passar das bicicletas para motocicletas, e depois outros veículos de entrega. Quem sabe faz um Finame de um caminhão, e passa a transportar cargas maiores; ou adquire veículos frigorificados pequenos e faz entregas de produtos sensíveis nos grandes centros, especializando e agregando valor ao serviço.
“A bicicleta do entregador de pizzas está se transformando em avião aos poucos, e tudo graças ao fato de ter medido a sua performance desde cedo.”, enfatiza Mauro Medeiros.
Por aqui, muitos empresários seguem o instinto, percebem de forma intuitiva a melhora ou piora da performance. Se são pequenos, os clientes são poucos e os funcionários idem, guardam tudo na cabeça, e não precisam desse cuidado todo.
Nada mais equivocado, diz o CFO da Múltipla Consultoria.
“Muitos dizem que têm sucesso e nunca usaram disso. Eu diria que têm sucesso, apesar de nunca terem usado um sistema de gestão. Se usassem, estariam muito mais a frente, como o nosso entregador de pizza acima.”, conclui Mauro Medeiros.
Feliz Natal e Um Novo Ano Sensacional!
Agradecemos aos nossos clientes, parceiros e amigos pela confiança e apoio durante este ano. ⭐ Que 2024 seja mais um ano espetacular compartilhado com vocês!
0 comentários