Ciente do papel estratégico do setor financeiro na promoção da economia de baixo carbono e de modelos de negócios mais sustentáveis, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos realiza no próximo dia 3 de dezembro o evento “The growing green debt market and its technological opportunities (O crescente mercado de títulos verdes e suas oportunidades tecnológicas)”.
O evento vai tratar das oportunidades, no Brasil, associadas ao mercado de títulos verdes e alternativas tecnológicas para facilitar o acesso e reduzir custos nas transações com esse tipo de ativo. O encontro é uma parceria da federação com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Stockholm Green Digital Finance (SGDF).
Uma das principais novidades será a apresentação da Green Assets Wallet, plataforma inovadora desenvolvida pelo SGDF e patrocinada pela GIZ (Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável), pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, e pela iniciativa “Emerging Market Sustainability Dialogue”.
A Green Assets Wallet usa tecnologia blockchain e pretende reduzir barreiras de entrada a potenciais emissores de títulos verdes de países emergentes, conectando-os a investidores interessados e aumentando a oferta de projetos verdes no mercado de capitais, de forma transparente e, proporcionalmente, de baixo custo.
A plataforma inclui um sistema de verificação e relatórios para demonstrar os impactos ambientais positivos dos projetos. O produto é de uso gratuito e, em sua primeira fase, deve concentrar-se em projetos de energia renovável e edificações sustentáveis.
“Esperamos, com esse encontro, ampliar o acesso do mercado brasileiro a ferramentas que podem ser utilizadas para gerar negócios; neste caso, a partir da conexão de emissores de títulos verdes e investidores com mandato para aplicar recursos neste tipo de projeto”, diz Mario Sérgio Vasconcelos, diretor de Sustentabilidade e Marketing da FEBRABAN.
Por Febraban
0 comentários