Bons salários, reconhecimento profissional em ascensão, diversas áreas de atuação, profissão para todas as idades e alta empregabilidade, tendo em vista que toda empresa precisa dos seus préstimos. Essas são apenas algumas das vantagens para quem opta pelo curso de Ciências Contábeis.
Nesta quarta-feira, o programa CONTNEWS reuniu um docente e um empresário da área, uma psicóloga e uma especialista em Marketing para fazer uma verdadeira radiografia do setor contábil, identificar as hard e soft skills relevantes para a atuação na área, o perfil adequado, os desafios e oportunidades que esses profissionais precisam lidar no exercício da sua profissão, além das chances de contribuir para o empreendedorismo e a sociedade e um horizonte promissor.
Historicamente, em grandes economias mundiais, o curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados e, no Brasil, tem estado nos últimos anos entre os cinco mais procurados. A afirmação é do presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, Edgard Cornacchione. “Por conta disso, nós temos um grande volume de instituições que oferecem o curso, cerca de 1.200, o que mostra a sua magnitude. Existe um contingente de empresas muito grande no país, das mais diversas naturezas, segmentos e portes, que não podem prescindir de um profissional de contabilidade”, disse.
O docente destacou que hoje é o contador que tem dado sentido aos negócios e, portanto, é fundamental gostar e estar alinhado à essa dinâmica do mercado. “O profissional contábil deve explicar fenômenos que nem sempre são muito claros e ao interpretá-los ele cria valor, seu trabalho vai muito além dos números, envolve relacionamentos, network”, afirmou Cornacchione, ao ressaltar ainda que é preciso combater o estereótipo que existe do contador “Um profissional cinza, apagado e conservador. Hoje ele está inserido do contexto dinâmico dos negócios e tem esse perfil”.
Apesar da competência técnica ser imprescindível e bastante valorizada, um candidato a contador deve também ter em mente que as chamadas soft skills, ou habilidades interpessoais, são relevantes na mesma proporção. Ou seja, dominar técnicas contábeis, administrativas e financeiras é tão importante como desenvolver pensamento crítico, capacidade de liderança, comunicação assertiva, proatividade, entre outras. Esse alerta para as questões comportamentais foi dado durante o encontro pela Doutora em Psicologia, Marcia Battiston. “O contador consultor, por exemplo, deve ter aflorado o pensamento crítico, a habilidade de vislumbrar cenários e ter condições de tomar decisões estratégicas e assertivas”, disse a especialista, ao enfatizar ainda as possibilidades multiperfis à disposição do profissional, que pode atuar como auditor, perito, autônomo ou empreendedor.
Quando se forma, via de regra, o profissional contábil quer atuar em uma grande empresa ou multinacional. Contudo, de acordo com o CEO da ConferIR, Maurício de Luca, esse cenário tem mudado e tanto o empreendedorismo contábil como o ingresso em uma empresa do setor estão em alta. Para quem quer ser dono do seu próprio negócio, o empresário contábil dá uma dica valiosa: “Hoje é canalizado para o contador uma complexidade tributária e alto número de obrigações acessórias que demandam demais. Por isso, o segredo é saber equilibrar essa parte fiscal com a orientação às empresas, na atuação como cientista de dados”, explicou, ao afirmar que essa equalização pode colocá-lo muito à frente no mercado.
Outro grande desafio do empreendedor contábil hoje é a retenção de talentos, diante da atual dinâmica do mercado, da concomitância de gerações e outros desafios. Para Maurício de Luca, hoje é indispensável uma empresa ter um bom suporte de Recursos Humanos. “Adotar um plano de carreiras, por exemplo, é essencial para o colaborador vislumbrar um futuro e saber onde ele pode chegar”, disse ele, ao citar também o auxílio Educação como uma boa estratégia.
Neste cenário, em um mundo digital e na chamada Era do Conhecimento, a comunicação também surge como primordial. Para a expert em Marketing e Branding, Ana Meneguini, a produção de conteúdo relevante hoje faz toda a diferença para uma empresa de contabilidade, como foi provado durante a pandemia. “Nesse período, o processo de aceleração digital foi intensificado e o consumo de bons conteúdos aumentou expressivamente. O contador deve produzi-lo com viéses técnico, consultivo e estratégico”, disse a especialista, ao acrescentar “Bons estudantes, empresário e gestores contábeis podem e devem investir em conteúdo autoral”.
Por fim, é importante destacar que com a gradual sofisticação da inteligência fiscal brasileira e o avanço das tecnologias, o contabilista deve ser ainda mais valorizado. “Isso permitirá que ele deixe de ser um processador de dados para tornar-se efetivamente um cientista de dados, o que tornará o seu papel ainda mais estratégico”, ressaltou Maurício de Luca.
Saiba tudo o que foi debatido nesse programa! Acesse a íntegra da edição em: https://youtu.be/X5VjyW-ce1w
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