Varejo 4.0: como entrar na era da convergência digital?

Artigo escrito por André Romero*

Vender é uma das mais antigas atividades humanas. Conforme o mundo muda, o modo de se fazer comércio, também muda. Estamos vendo todo o processo do varejo se transformar profundamente nos últimos anos, sobretudo, por causa da revolução digital. Justamente por isso, em 2012, surgiu o termo “varejo 4.0” como uma tentativa de compreender e transformar em ações práticas a realidade do comércio no mundo atual. Apesar disso, ainda falta a muitos uma real compreensão de como ele funciona, o que engloba e como deve ser feito. No entanto, o consumidor continua mudando, evoluindo, e são os varejistas que parecem ter ficado para trás.

De um modo geral, o varejo 4.0 se estrutura em quatro pilares principais: tecnologia, ambiente, talento e serviços. Esses quatro elementos, como ferramentas, possibilidades e estratégias são o que garantem vida longa e próspera no cenário atual. Compreender bem qual o papel de cada pilar e como eles se interligam é tarefa fundamental dos varejistas.

A tecnologia é a base que traz a mudança para todo o cenário. Foi ela que proporcionou tantas transformações no comportamento dos clientes. As pessoas cedem informações, compartilham, falam do que gostam, do que não as agradam, o que querem, conhecem a fundo o que buscam, etc. Tudo isso torna o consumidor muito mais perfilável.

Há uma imagem clara de com quem o varejo dialoga, porém há também um conhecimento prévio profundo desse consumidor, sobre o que ele quer. A dinâmica mudou. Os pontos de impacto são outros, e tudo isso só é possível por conta da facilidade de comunicação que existe nos diversos gadgets tecnológicos, redes sociais, e outros mecanismos que estão à nossa disposição enquanto consumidores.

Dito isso, o consumidor busca novas experiências de compra. Vivemos em uma época de experimentar, participar, e isso se reflete no ambiente do varejo. É preciso se utilizar dos dados coletados via tecnologia, e possibilidades de interação advindas da mesma, que permitam criar uma loja que dê experiências, e não apenas produtos. A prática do omnichannel é um caminho sem volta e a indústria e varejo têm que estar engajadas nesse movimento para sobreviverem. Pesquisas já mostram que clientes estão deixando de consumir algumas marcas e frequentar algumas redes de varejo, pelo fato de ambas não entregarem a eles produtos direcionados de acordo com seu perfil de compra.

A compra é uma consequência de toda uma estrutura de estímulos, e o estímulo que mais tem importância para a geração atual é a experiência de vida que o comprador teve ao ter contato com uma marca. Esses dois pilares demandam maiores investimentos. Já os dois pilares restantes são os responsáveis por algo mais crucial: saber o que fazer e como.

O talento dos profissionais de comunicação para varejo é a chave para saber o que fazer com todos os dados coletados, construir um ambiente de experiência e cativar o comprador. Sem a inteligência e a criatividade humana, por mais tecnológico, bonito, interessante, que uma ação seja, ela pode não atingir ninguém.

Isso porque é o comunicador que consegue direcionar os dados analisados e, pensando como consumidor, criar algo que realmente cative. É algo sutil, delicado, mas que transforma ações simples em sucessos de vendas, e direciona o contato certo para a pessoa certa.

Esse processo continua nos serviços apresentados. O atendimento bem direcionado e estratégico fideliza. É importante saber em que ponto interagir com o cliente, como fazê-lo e quantas vezes. O serviço é o contato humano que, a despeito de toda interação tecnológica, convence pela persuasão direcionada e bem pensada.

Temos diversos novos meios por onde trabalhar o varejo 4.0, como internet das coisas, realidade aumentada, inteligência artificial, aplicativos jogos, etc. Tudo isso é muito interessante, encanta e motiva mudanças, mas são ações bem pensadas, usando essas tecnologias, que realmente fazem a venda.

O segredo para lidar com essa era de convergência digital está em trabalhar esses pilares juntos. Investimentos precisam ser feitos, tecnologias abraçadas, mas o principal está no como fazer e, para isso, é possível que seu varejo precise de um especialista em comunicação que te ajude com o talento, serviço e na utilização dos dados coletados para a criação de um ambiente de vendas. O varejo precisa se modernizar.

*André Romero é diretor da Red Lemon Agency, agência especializada em comunicação, field marketing e ações promocionais.

Por InformaMídia Comunicação

- 4 de setembro de 2018
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Antes da MP 651/2014, crédito do Reintegra deve compor base de cálculo do IRPJ e da CSLL

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, não havendo expressa disposição legal em contrário, o crédito do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários (Reintegra), antes da Medida Provisória (MP) 651/2014, deve compor a base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Siga-nos no Instagram
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

Balanço de seis meses do Programa Desenrola Rural resulta em R$ 6 bilhões regularizados. Nos primeiros seis meses do Desenrola Rural foram regularizados R$ 6 bilhões, referentes a mais de 268 mil inscrições, somente no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...