Gradualmente, a revolução digital vem exigindo novos conceitos, formas de produção, modelos de negócios, de comportamento e de consumo e o universo virtual vem ganhando cada vez mais espaço e tornando-se rotina na vida de pessoas e empresas. Neste contexto, a certificação digital veio para atender às novas necessidades surgidas pelo grande volume de transações do meio, especialmente em razão da digitalização dos negócios e para trazer segurança e dar integridade aos dados e às informações.
Portanto, o certificado digital não é uma obrigação, como muitos pensam, mas um facilitador para as empresas e pessoas que realizam procedimentos no ambiente virtual, já que traz rapidez e segurança aos processos, evita deslocamentos, gastos financeiros e de tempo.
Em curva de ascensão, o crescimento do mercado de certificação foi acelerado ainda mais com o advento da pandemia de COVID19, que trouxe o distanciamento social e as restrições à circulação de pessoas e, portanto, deu ainda maior destaque ao mundo virtual. Em 2020, o setor cresceu 10%, atingindo o recorde de mais de seis milhões de certificados digitais emitidos em um mesmo ano.
Muito além das exigências fiscais
Muitos empresários conhecem e utilizam os certificados digitais para o cumprimento de obrigações acessórias com os fiscos, pois essas ferramentas, agem facilitadoras e otimizadoras das operações, trazendo segurança, integridade, confidencialidade e agilidade, além de reduzir e até mesmo eliminar algumas etapas. Contudo, o seu uso vai muito além disso, tendo em vista que o ambiente digital é um grande território de atuação a ser explorado e o certificado digital vem para ampliar ainda mais as possibilidades. Com a tecnologia, as organizações podem realizar transações comerciais e financeiras de forma on-line e com validade jurídica e podem trocar mensagens virtualmente com segurança e agilidade.
Ferramenta também facilita vida de pessoas físicas
Além das empresas, o certificado digital pode também facilitar expressivamente a vida das pessoas físicas, como, por exemplo, em transações bancárias, transações imobiliárias, compras on-line, cadastros diversos, acesso a serviços em órgãos como a Receita Federal e muitos mais. Lembrando que estamos em meio ao processo de transformação digital, que tem muito ainda a avançar, portanto, a tendência é que a sua utilização só aumente.
Certificado é intransferível
O certificado digital é a identidade do seu usuário no ambiente virtual. Tudo o que for validado por meio dele terá valor legal no mundo físico. Portanto, da mesma forma que não se empresta RG, CPF ou se concede senha de bancos ou de redes sociais, a ferramenta também não deve ser repassada para outra pessoa.
No caso de profissionais como o contador, que representam e cumprem obrigações em nome do seu cliente, o recomendado é fazer uma procuração eletrônica, informando a validade da procuração e a que fim ela se destina.
Se isso não for possível, é importante que tomador e prestador de serviços firmem um contrato elencando todas as ações permitidas para o uso do certificado digital, visando o resguardo e garantias.
Contador parceiro
A Soluti, profunda conhecedora do mercado de certificação digital e também das necessidades e demandas do contador, pioneira no processo de emissão on-line, idealizou o Programa Contador Parceiro e, por meio dele, oferece modelos de parcerias flexíveis para atender às peculiaridades de cada negócio contábil e expectativa do profissional da contabilidade.
São modalidades de bonificação por indicações e vendas realizadas, aquisição de lotes com descontos crescentes e ainda a possibilidade de se tornar uma Autoridade de Registro, Saiba mais em: www.soluti.com.br.
Equipe Contabilidade na TV
O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 30 de novembro e que debateu o tema: “Assinatura Digital: mitos, verdades e o futuro que já chegou”.
Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/xcP0tHykSuM
Ficha técnica do programa:
Apresentação e mediação:
* Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.
* Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva
Participações:
✅ Priscila Zoccoli, Gerente Nacional de Marketing da Soluti
✅ Dra. Juliana Gonçales, advogada e sócia do escritório Silveira Advogados
🔒 Patrocínio @faculdadefipecafi @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis
🤩 REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/contabnatv/
👉 Instagram: https://www.instagram.com/dpe_oficial/
👉 Notícias via whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews
👉 Canal no Telegram: https://t.me/mulhercontadora
#dpe #delasparaelas #mulhercontadora #contabilidade #assinaturadigital #certificadodigital



























0 comentários