A conciliação contábil verifica a correspondência entre o saldo da conta do Razão (com todos os movimentos da conta bancária) e o extrato da mesma conta emitido pelo banco. Na prática, trata-se de uma verificação da conta corrente com o objetivo de evitar erros contábeis e possíveis penalidades.
Conciliações bancárias: revisão
Para iniciar a conciliação contábil, você precisa de três documentos: uma cópia da conciliação bancária do mês que pretende revisar, uma cópia da atividade contábil correspondente e uma cópia do extrato bancário do mês em questão.
Etapa 1: Verifique o saldo dos três documentos
É fundamental iniciar a revisão com uma tríplice verificação, comparando o saldo dos três documentos e certificando-se de que está correto. Caso tenha sido necessário um processo de conciliação bancária , significa que é possível encontrar alguma diferença entre os saldos: é necessário verificar se essa diferença se justifica.
Etapa 2: verificar a conta bancária e as transações
O próximo passo é revisar cada transação na conta bancária e verificá-la no razão geral. Existem algumas maneiras de facilitar essa tarefa de verificação de conta corrente: por exemplo, você pode colocar uma marca de verificação ao lado de cada item verificado ou pode usar ferramentas tecnológicas que automatizam todo o processo ou parte dele.
Etapa 3. Cuidado com elementos ausentes
Concluído este processo, deverá ter em atenção os elementos que não constam no documento de atividade contabilística e no documento de extrato bancário, de forma a verificar se estão corretamente introduzidos na conta de controle juntamente com a descrição do motivo. Você pode encontrar, por exemplo, depósitos registrados com atraso na conta ou cheques emitidos e não compensados pelo banco.
Etapa 4. Última verificação da conta bancária
Para o estágio final da reconciliação do razão, a soma das entradas de reconciliação do razão deve ser igual à diferença entre o saldo final da conta bancária e o saldo final do razão geral.
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