Respostas sobre entidades do terceiro setor

De onde vem as receitas das entidades sem fins lucrativos?

 

Associações sem fins lucrativos e outras semelhantes muitas vezes são mantidas por doações da iniciativa privada. Mas há casos também de recebimento de repasses de verbas públicas ou incentivos fiscais.

O financiado da entidade, por sua vez, tem à sua disposição a prestação de contas da mesma sobre os aportes financeiros feitos.

As entidades publicam dados precisos e confiáveis através das demonstrações de origem e destinação de recursos.

A transparência nesse setor tem uma singular importância, não só pelo atendimento de milhões de pessoas, mas também porque elas devem transmitir segurança e confiabilidade ao seu investidor.

As entidades sem fins lucrativos, muitas vezes, se firmam como preservadores da ética e valores morais.

 

Quais declarações as entidades do terceiro setor devem entregar?

A entidade do terceiro setor tem várias obrigações acessórias para entregar como ECF, DIRF e agora EFD-Reinf, ECD, DCTF, DCTFWeb, EFD-PIS e Cofins entre outras.

As empresas do terceiro setor têm tributação diferenciada, pois englobam entidades sem fins lucrativos. É importante comentar que elas ainda têm outras obrigações dependendo da sua atividade, como emissão de notas fiscais.

Com isso, resta claro que a imunidade fiscal não atinge as obrigações acessórias, que devem ser cumpridas. As entidades que não cumprirem as regras tributárias exigidas podem ter sérios problemas.

Na verdade, os responsáveis diretos das entidades que representam podem ter de responder por crimes tributários.

Nesse setor, temos menos obrigações tributárias se comparados a outros, mas elas devem ser cumpridas rigorosamente.

 

Uma empresa do terceiro setor pode optar pelo Simples Nacional?

O terceiro setor não se enquadra no Simples Nacional, por ser um regime exclusivo de pequenas empresas.

 

Como funciona a tributação no terceiro setor?

A tributação no terceiro setor possui características específicas, como ter o pagamento de 1% de PIS sobre a folha de salários, imunidade de IRPJ, isenção de Cofins e CSLL.

Essa forma diferenciada ainda contempla uma vedação, dada pela Constituição Federal, para impedir que se cobrem impostos sobre o patrimônio ou renda dessas empresas.

As regras de vedação atingem as entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos.

A entidade, se for sem fins lucrativos, nesse caso terá isenção e não imunidade do IRPJ, o mesmo vale para a CSLL.

Sobre a Cofins é importante comentar que ela incidirá sobre as receitas provenientes de atividades que não sejam da própria entidade.

Ainda falando da parte de tributos, não podemos nos esquecer do PIS sobre faturamento, ao qual se tem dispensa.

A retenção do IR no pagamento a pessoas físicas, tanto por trabalho assalariado como não assalariado, deve ocorrer quando devida.

A entidade que contratar serviço que seja prestado por pessoa jurídica isenta ou imune não terá imposto de renda retido.

 

Com isso, diante das peculiaridades, é sempre importante que se tenha uma contabilidade experiente que esteja a par de como atender e orientar esse tipo de entidade.

O contador vai poder gerar dados realistas, atualizados e regulares, com clareza e exatidão, tendo sempre transparência para com a entidade.

A contabilidade seguirá as normas brasileiras de contabilidade como a T – 10.19 – Entidades sem fins lucrativos e outras.

As entidades, então, terão à sua disposição profissionais que lhes orientarão e executarão tarefas para garantir o cumprimento das obrigações da entidade para com o governo.

- 25 de setembro de 2023
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Carla Lidiane Müller Moritz

Carla Lidiane Müller Moritz

Articulista do Portal ContNews desde 2016. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios.

1 Comentário

  1. claudineia

    Sindicatos se enquadram?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

O procurador-geral adjunto da Dívida Ativa e do FGTS, João Grognet, explicou que o programa leva em consideração as especificidades relacionadas à agricultura familiar, assim como as dificuldades enfrentadas por pequenos produtores rurais.

Siga-nos no Instagram
PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

PGFN ajuda a mudar vida de produtores rurais

Balanço de seis meses do Programa Desenrola Rural resulta em R$ 6 bilhões regularizados. Nos primeiros seis meses do Desenrola Rural foram regularizados R$ 6 bilhões, referentes a mais de 268 mil inscrições, somente no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional...

Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...