quarta-feira, janeiro 26, 2022

Banco Central decide comunicar saída do CCR à Aladi

O Banco Central decidiu comunicar à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) que não faz mais parte do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR). O CCR é um sistema internacional de pagamentos por meio do qual são liquidadas operações de comércio internacional pelos bancos centrais dos países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). A comunicação será feita hoje (4/4) e a saída se torna efetiva no dia 15/4.

O CCR foi idealizado em um contexto diferente do atual. Hoje, a avaliação do Banco Central é que ele apresenta um conjunto de ineficiências que fazem com que não atenda mais aos interesses do País. Além ter perdido importância para a liquidação das operações no comércio entre os países membros, transfere riscos do setor privado para o setor público e não está em linha com as modernas práticas de sistemas de pagamentos internacionais, ao concentrar risco de crédito em uma instituição e diferir os pagamentos por até quatro meses.

A saída do BC do CCR não acarretará risco de perda dos direitos sobre os valores das operações registradas por exportadores brasileiros no sistema. Até que todas as operações registradas no CCR sejam liquidadas, os direitos de cobrança e recebimento do Banco Central permanecem ativos e o fluxo de reembolso para os agentes não será afetado.

Clique para ler a Circular nº 3.934.

Por Banco Central do Brasil

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!