quinta-feira, janeiro 20, 2022

Brasileiro paga imposto até dormindo, diz economista

29/02 – EBC Rádios

“Muitas vezes a gente pensa que por estar dormindo não está pagando impostos. Mas na verdade, se você deixa a geladeira ligada, tem a energia elétrica. E a energia elétrica,  por exemplo, paga 40 % de imposto. Então, o brasileiro paga imposto, sim, e paga imposto até quando está dormindo.”
A afirmação é do economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, nosso convidado na Entrevista de Valor no Em Conta do dia 26. Ele conversa sobre o famoso “Impostômetro”,  painel instalado em várias capitais e que aponta, a cada segundo, a previsão do que foi arrecadado, desde o começo do ano, de impostos pelos governos federal, estaduais e municipais.
O economista acha que o “Impostômetro”, apesar de ser uma previsão, deve fechar este ano de 2016 com mais de R$2 trilhões arrecadados. Ele diz que os governos só não arrecadam mais porque “a economia está quase parada e boa parte da arrecadação depende das vendas no comércio, que estão muito fracas.” Na verdade, ele explica, na entrevista, que não fica estranho tanta arrecadação com a economia em recessão.
“Como houve aumento de vários impostos, esta é uma parte da explicação. A outra parte é o aumento de preços porque, embora o brasileiro esteja consumindo menos, acontece que o imposto é proporcional ao preço. Por isso a arrecadação não está menor este ano, apesar da recessão, da queda das vendas, por causa do aumento dos produtos. Então o brasileiro está pagando duplamente. Ele paga imposto por consumir e paga pelo aumento de preços.”
Passa ver direto no painel do Impostômetro qual o total de impostos arrecadados clique aqui
Em cima do assunto, o repórter Daniel Lima, da Agência Brasil, transmite o informe da Receita Federal dando conta da queda da arrecadação, neste ano “por causa dos indicadores econômicos”. Segundo os dados oficiais, a arrecadação de impostos no setor industrial caiu 11,9%. No setor de serviços, caiu 10,96%. E por aí vai.
Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: [email protected]

Clique aqui para ouvir na íntegra.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!