terça-feira, janeiro 25, 2022

Carteiras de trabalho têm emissão parada no Estado

26/09 – Patrícia Comunello / Jornal do Comércio RS

A emissão de carteira de trabalho no Rio Grande do Sul despencou desde maio. E não é porque as pessoas não estão buscando o documento, até porque o desemprego continua em alta e eleva a procura por vagas. Instabilidade e compatibilidade nos sistemas de Tecnologia de Informação (TI) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e dos serviços do setor público no Estado derrubaram a confecção. Não bastasse a dificuldade de conseguir admissão, os desempregados não conseguem obter o documento desde 16 de setembro, quando a confecção foi suspensa pelo agravamento dos problemas. 
Segundo a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), a média de 22,9 mil carteiras emitidas por mês, de janeiro a abril, recuou a 8,2 mil carteiras de maio a agosto. Em junho, foram apenas 3,3 mil documentos. Segundo a assessoria de imprensa da Fgtas, o MTE alega que o parque tecnológico em Brasília está com problemas. “Devido à impossibilidade de prestação do serviço, a direção da Fgtas decidiu suspender o atendimento e ainda não há previsão de retomada do serviço.” O aviso ocorreu em 15 de setembro. A assessoria de imprensa do MTE confirmou que os problemas continuam, gerando instabilidade no sistema. “A coordenação-geral de Informática busca soluções para que a situação seja normalizada. Pedimos desculpas pelos transtornos e contamos com a compreensão de todos”, comunicou a assessoria, sem informar o prazo para a solução. 
O novo sistema começou a ser implantado no Estado em 28 de abril. Desde então, foram pelo menos cinco comunicados de interrupção da emissão. Além desses transtornos, as quedas e lentidão do sistema impuseram uma rotina manual na entrega de carteiras feitas até meados deste mês. De posse do protocolo para a retirada, o titular vai às unidades, onde os funcionários fazem cópia da guia, liberam o documento e depois precisam fazer o encaminhamento físico ao MTE para oficializar a retirada no sistema digital.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!