20/04 – O preço dos ovos de chocolate não está tão doce assim. Para que a Páscoa não passe em branco, os principais supermercados permitem que o consumidor parcele as compras de ovos, bacalhau, colombas pascais e outros itens típicos da época em até 10 vezes. Isso significa que quem dividir o conteúdo do carrinho de compras em todo esse tempo, vai ficar até o Carnaval do outro ano pagando. Até o Papai Noel vai receber antes do coelhinho.
Uma pesquisa do Idec (Instutito Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostrou que os preços estão 20% maiores do que no ano passado. É como dizer que um ovo que custava R$ 20 na Páscoa passada tivesse passado a valer R$ 24 neste ano.
A opção de parcelar a compra é o que vai manter as lojas cheias, mesmo que os produtos estejam mais caros. Redes como o Carrefour e o Extra permitem que o consumidor divida os ovos de Páscoa em até 10 vezes. O Pão de Açúcar, por sua vez, dá 10% de desconto para quem levar ao menos quatro ovos idênticos.
Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), afirma que essas promoções serão o principal impulso para o aumento do movimento e das vendas nos mercados neste ano.
– Estamos otimistas. A Páscoa de 2011 tem tudo para ser ainda mais farta do que foi a de 2010. Vemos um crescimento de mais de 10% nas vendas de produtos ligados à Páscoa, que é a segunda melhor data para nós. Só perde para o Natal.
Silvio Rossi, gerente do supermercado Kanguru em São Paulo, diz que a rede tem a Páscoa como sua data mais importante – mais até do que o final do ano. O mercado é famoso por vender chocolates também no atacado, para quem quer fazer o próprio ovo em casa para vender ou dar para a família.
– Nessa época do ano, o movimento aumenta 300%. São cerca de 4.000 pessoas por dia e mil carros no estacionamento. Aqui essa época do ano ganha até do Natal, que é a nossa segunda melhor data.
Trinta mil toneladas de doce
Na estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), até o próximo domingo (24) deverão ter sido vendidas de 27 mil a 30 mil toneladas de chocolate somente no Estado de São Paulo. No ano passado, foram 25,5 mil toneladas do doce.
Getúlio Ursulino Netto, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), explica que o consumidor deve pesquisar para poder encontrar o ovo preferido com os melhores preços disponíveis.
– É costume dos brasileiros deixarem para comprar os ovos em cima da hora, mas quanto antes ele comprar, poderá aproveitar melhor as promoções e escolher com mais calma qual levará para se deliciar durante a Páscoa.
A pesquisa também é recomendada pela Fundação Procon-SP. Um levantamento feito no final de março encontrou diferenças de mais de 100% nos preços do mesmo chocolate.
Para quem vai deixar para comprar na última hora, pode ser que não encontre grande parte dos produtos – se é que haverá ovos inteiros sobrando, por exemplo. A boa notícia é que se a criançada não reclamar de ficar sem o doce depois do almoço do domingo, o bolso vai agradecer. É comum o preço cair até 50% a partir de segunda-feira nas liquidações desse tipo de produto.
Fonte: R7
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