domingo, janeiro 23, 2022

Comef mantém Adicional Contracíclico de Capital Principal em 0%

Em sua 41ª reunião, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) decidiu manter o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0%, conforme fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 29 de outubro de 2015. A decisão seguiu os princípios e objetivos descritos no Comunicado nº 30.371, de 30 de janeiro de 2017.

O Comef avaliou a evolução do crédito e dos preços dos ativos no país e considerou que, diante dos atuais acontecimentos, é importante propiciar condições adequadas para a manutenção do fluxo de crédito na economia.

Os bancos em geral mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos mínimos prudenciais e sua resiliência é verificada por meio de testes de estresse considerados no Comef e divulgados no Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Mantidas as condições atuais e as expectativas, em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), quanto ao comportamento do mercado de crédito e dos preços dos ativos, o Comef considera apropriado manter o ACCPBrasil em 0% por pelo menos um ano, o que significa que não serão exigíveis montantes relativos ao ACCPBrasil por pelo menos dois anos.
O Comef voltará a se reunir ordinariamente em 1º de setembro de 2020.
Clique para ver o Comunicado n° 35.761.
Por Banco Central do Brasil
Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!