quinta-feira, janeiro 20, 2022

CRCSP promove live sobre o Dia da Consciência Negra

Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, às 16h, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) realiza um painel interativo com lideranças negras para discutir e analisar a situação do negro no Brasil e no mercado de trabalho.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão do CRCSP (GDI), com o apoio da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal (CRCSP Social), a atividade conta com a participação do vereador da cidade de Salvador (BA), Edvaldo Brito (PSD), do diretor Financeiro do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) José Roberto dos Anjos, como representante das Entidades Contábeis, do advogado tributarista Cleucio Santos Nunes, do empresário Anderson Nunes e dos conselheiros do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes e Bruno Alexandre Cruz.

A transmissão ocorre no canal do CRCSP no YouTube.

Realidade

 A data torna-se importante para discussão do abismo social entre negros e brancos no país. Dados do Estudo Desigualdade Racial por Cor ou Raça no Brasil, realizado em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o rendimento médio domiciliar per capita de pretos e pardos no Brasil era de R$ 934, enquanto o de brancos era quase o dobro, chegando a R$ 1.846.

Em relação ao mercado de trabalho, a maior diferença de rendimento é entre homens brancos e mulheres negras. Elas recebem menos da metade do que o do que os homens brancos.

O mesmo levantamento aponta que, entre todos os grupos etários, a taxa de homicídios da população preta ou parda supera a da população branca. Em 2017, a taxa de homicídios por 100 mil brasileiros foi de 98 mortes de negros contra 34 de brancos. O número sobe para 185 quando se trata de homens negros jovens.

 Importância da data

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, período que relembra a resistência do último dos líderes do Quilombo dos Palmares no Brasil. Zumbi foi executado em 20 de novembro de 1695 pelas forças do bandeirante português Domingos Jorge Velho.

A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. O Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes na sociedade. Para além de um momento festivo, a data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade.

Por Ink Comunicação

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!