02/10 – Contabilidade na TV
O primeiro tema abordado foi “A Importância da Elaboração de um Bom Contrato de Prestação de Serviços: Aspectos Teóricos e Práticos”, a oficina foi ministrada por:
Confira os tópicos abordados:
PARTE 1 – Conhecimento Jurídico no dia a dia contábil
PARTE 2 – Manutenção de contrato escrito de prestação de serviços é obrigação do contador
PARTE 3 – O que é mutuamente acordado pode ser mutuamente exigido.
O que é dito tem que estar escrito.
Como a empresa contábil pode lidar com a inadimplência? O que a organização contábil deve fazer, bem como suas responsabilidades, devem estar explícitas no contrato.
PARTE 4 – A relação da contabilidade com os clientes é uma relação de consumo ou insumo?
PARTE 5 –
Reajuste de honorários, um drama para as empresas contábeis.
PARTE 6 – Requisitos imprescindíveis do contrato de prestação de serviços contábeis.
PARTE 7 – -Identificação e qualificação – quem são as partes de um contrato?
PARTE 8 – A relação dos serviços deve ser clara e específica e não genérica.
PARTE 9 – Como lidar com a questão do COAF?
PARTE 10 – Duração do contrato, deve ter prazo determinado ou indeterminado?
PARTE 11 – Honorários com preço global e margem de aumento.
Clausula com serviços extraordinários.
PARTE 12 – Cautela quanto a cobrança.
Reajuste pelo salário mínimo, não pode!
Índice de reajuste ideal para prestação de serviços contábeis.
Cobrança judicial.
Renovação do periódica do contrato.
PARTE 13 – Rescisão contratual.
Prestação de serviço não remunerada por receio da manutenção de responsabilidade.
Rescisão com clientes desaparecidos.
Multas rescisórias.
Suspensão dos serviços por falta de pagamento de honorários.
Rescisão e retirada de documentos.
PARTE 14 – Responsabilidade do contabilista. Quando o cliente transfere os serviços para outra empresa contábil.
Foro e arbitragem. Carta de responsabilidade da administração.
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