segunda-feira, janeiro 24, 2022

eSocial será tema de palestras gratuitas

20/01 – Fecomércio AL / Alagoas 24 horas

Inicialmente previsto para ser exigido a todas as empresas a partir deste mês de janeiro, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) teve sua obrigatoriedade prorrogada. Agora, as empresas têm mais um ano para se organizarem nesse sistema idealizado pelo governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
Atualmente, apenas os empregadores domésticos utilizam a ferramenta, mas a partir de 1º de janeiro de 2018, os empregadores e contribuintes com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016 serão obrigados a fazer uso da sistemática. Para os demais empregadores e contribuintes, a exigibilidade começará em 1º de julho de 2018.
Apesar de ser um assunto que vem sendo discutido no meio empresarial desde 2014, quando foi instituído, o programa ainda gera dúvidas. Além disso, as empresas argumentam que a adequação ao sistema requer investimentos. “Certamente, esta prorrogação é resultado da articulação dos setores produtivos e empresariais, que argumentam as dificuldades que o sistema atualmente apresenta, e também reforça a necessidade das empresas de maior tempo para adequação de seus sistemas, sobretudo num período tão conturbado da economia”, avalia Izabel Vasconcelos, assessora técnica da Fecomércio.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!