sábado, janeiro 22, 2022

Fenacon se posiciona sobre essencialidade da atividade contábil na pandemia de Covid-19

Com atuação estratégica relevante para a sociedade, os profissionais contábeis são essenciais por contribuírem diretamente com a arrecadação e a fiscalização tributária, previdenciária e trabalhista.

Para esclarecer a importância da categoria no cenário atual, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, assina documento que traz um levantamento realizado junto aos Sescons/Sescaps sobre o tema.

O objetivo é saber como a atividade contábil está sendo considerada e quais estados e municípios reconheceram sua essencialidade.

Confira a seguir:

A ESSENCIALIDADE DA ATIVIDADE CONTÁBIL

Evolução das legislações:

Em âmbito federal o Decreto Presidencial nº 10.282 de 20 de março de 2020, que dispõe acerca dos serviços e atividades essenciais, não menciona expressamente os serviços contábeis, todavia o §2º do art. 3º determina que “também são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários a cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais”.

Nesta linha, a FENACON entende que a atividade contábil deve ser, no mínimo, considerada uma atividade acessória de suporte para outras atividades essenciais, bem como para a manutenção da administração pública, tendo em vista que são os operadores da contabilidade que contribuem diretamente com a arrecadação e a fiscalização tributária, previdenciária e trabalhista, portanto poderia ser enquadrada no §2º do art. 3º do referido decreto.

Claro que, na verdade, a FENACON entende pela essencialidade dos serviços contábeis, pois o contador é o elo entre a sociedade, empresa e o governo.

O contador ao fazer o controle, planejamento e orientação do cliente para a boa gestão empresarial, além de permitir a manutenção de empregos e da própria empresa, se comporta como um grande parceiro do processo de cumprimento das obrigações principais e acessórias, gerando impostos e rendas para o governo e propiciando o desenvolvimento socioeconômico do país.

O contador sempre teve uma atuação estratégica e relevante na sociedade, e diante do atual estado de calamidade pública, seu serviço tem se comprovado essencial e de relevante utilidade, mostrando-se indispensável para a o enfrentamento da crise.

Exatamente por estarmos em uma crise, o Supremo Tribunal Federal na ADPF 672 reconheceu e assegurou aos governos estaduais, distrital e municipais, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, competência para a adoção ou manutenção de medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.

Com esta decisão o STF entendeu que não compete ao Poder Executivo federal afastar, unilateralmente, as decisões dos governos estaduais, distrital e municipais que, no exercício de suas competências constitucionais e no âmbito de seus territórios, adotaram ou venham a adotar medidas restritivas que visam reduzir o número de infectados e de óbitos.

Portanto, a FENACON enfatiza ser fundamental que os sindicatos observem as disposições legais emitidas pelos governos locais, e que, caso entendam adequado, pleiteiem junto ao governo, Comitês Executivos ou Núcleos de Gestão da Crise da sua região para ter considerado a atividade contábil como essencial.

Atual panorama dos normativos:

Com o intuito de compreender o cenário atual, a FENACON realizou uma pesquisa junto a sua base sindical para apurar como a atividade contábil está sendo considerada, quais estados e municípios reconheceram sua essencialidade, obtendo o seguinte resultado:

Observa-se que dos 27 sindicatos que contribuíram para a pesquisa, 66% contam atualmente com decretos estaduais/municipais que consideram a profissão contábil como uma atividade essencial.

Atuação de alguns sindicatos:

Referida pesquisa também retornou algumas ações que foram ou estão sendo tomadas por alguns sindicatos, vejamos:

  • SESCON/PI encaminhou ofício ao Governador solicitando que os escritórios contábeis fossem considerados atividade essencial, o que foi prontamente atendido (ofício SESCON n°009/21, de 16 de março de 2021);
  • SESCAP/SE conseguiu conscientizar o Governador da importância da atividade contábil, fazendo com que essa fosse enquadrada como serviço essencial desde o início da pandemia, e tem assim se mantido até o momento;
  • SESCON/RS e o SESCON/SERRA GAÚCHA, conjuntamente com o CRC pleitearam junto ao Governo Estadual enquadramento com atividade essencial, mas ainda aguardam resposta (Ofício 002-2021, de 03 de março de 2021);
  • SESCON/SUDOESTE GOIANO obteve, depois de muita negociação com o governo local, a inserção do escritório de contabilidade como atividade essencial;
  • SESCAP/BAHIA, em parceria com CRC-BA e SINDICONTA-BA, entrou com ação judicial (Mandado de Segurança), solicitando que os serviços contábeis estejam enquadrados dentro das exceções às restrições de atividades impostas pela Prefeitura de Salvador;
  • SESCON/SP impetrou Mandado de Segurança Coletivo em conjunto com o SINDCONT, visando assegurar que a atividade contábil seja declarada essencial;
  • SESCON/PA pleiteou juntamente com o CRC/PA, em âmbito legislativo, a definição de atividade contábil ser considerada essencial, obtendo êxito;
  • SESCON/RJ no ano passado tentou junto ao governo local o reconhecimento da atividade contábil como serviço essencial, não obtendo êxito, e agora, em 2021, impetrou Mandado de Segurança Preventivo.

Conclusão:

A FENACON entende que o princípio balizador do presente momento deve ser o bom senso e por ter a clareza que vivemos uma situação complexa e preocupante, incentiva o respeito ao regramento local.

Mas além disso, não pode deixar de mencionar que entende que a atividade contábil sempre teve uma atuação estratégica e relevante na sociedade, e diante do atual estado de calamidade pública, seu serviço tem se comprovado essencial e de relevante utilidade, mostrando-se indispensável para a o enfrentamento da crise.

Em tempos de recessão econômica agravada pelas inúmeras e constantes alterações normativas, exige-se das empresas uma boa gestão financeira, e neste momento a função contábil como orientadora e mediadora é que de fato permitirá:

  • Análise do cenário econômico: diferentes setores da economia estão sendo atingidos de maneiras diferentes no atual cenário causado pela pandemia de coronavirus;
  • Pagamento e entrega em dia das obrigações principais, acessórias e dos tributos: o contador é a peça fundamental para deixar tudo em dia e garantir que as informações estão corretas;
  • Gestão tributária eficiente: o contador é quem ajuda no planejamento para a definição do melhor regime tributário, principalmente para as Micro e Pequenas Empresas;
  • Concretização das diversas medidas que o governo vem adotando: auxiliando as empresas a se adequarem aos normativos atuais de combate ao coronavírus, buscando a continuidade de suas atividades;
  • Materialização do fechamento da folha de pagamento: o que inclui o de empresas prestadoras dos demais serviços essenciais, à exemplo de unidades de saúde, supermercados, farmácias, transportadora, médicos, dentistas;
  • Orientação para a emissão de notas fiscais: permitindo que as mercadorias continuem circulando normalmente;
  • Disponibilização dos documentos necessários para eventual obtenção de créditos, bem como entender qual o momento ideal para solicitá-los.

Nesta linha a FENACON acredita que o reconhecimento da atividade contábil como essencial é primordial para contornarmos a presente crise, mas salienta que cabe a cada sindicato avaliar o momento e a possibilidade de pleitear junto ao governo local este reconhecimento.

Atenciosamente,

Sérgio Approbato Machado Júnior

Presidente da FENACON

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!