quarta-feira, janeiro 26, 2022

Férias: conheça os detalhes de um dos principais direitos trabalhistas

03/05 – Netspeed / Portal Contábeis

Anualmente, à época que melhor atenda aos interesses do empregador, todo empregado tem direito ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Isso é o que apregoam os artigos 136 e 129 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Nessa medida, tal período é computado para todos os efeitos como tempo de serviço e não é permitido descontar as faltas do empregado ao serviço das férias.
Se o empregado falta um ou dois dias ao trabalho injustificadamente, por exemplo, não é permitido ao respectivo empregador abater a ausência do período de férias do colaborador.
Concessão proporcional
A própria CLT, todavia, prevê determinada proporcionalidade em relação à concessão, ou seja, após cada período de 12 meses do contrato de trabalho em vigor, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes injustificadamente, concede-se ao empregado 30 dias corridos de férias.
Por outro lado, em caso de 6 a 14 faltas, 24 dias corridos são concedidos, ao passo que, de 15 a 23 faltas, há direito de 18 dias corridos de descanso por parte do empregado.
Já se tratando de 24 a 32 ausências imotivadas, concede-se 12 dias corridos. Logicamente, não há que se falar em direito a férias diante de mais de 32 faltas injustificáveis.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!