fbpx
quinta-feira, maio 19, 2022

FGTS Digital: O que você precisa saber!

Nos dias 04 e 05 de maio de 2022 tivemos o lançamento e apresentação do FGTS Digital pela equipe da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência no canal do YouTube da ENIT.

Foram duas lives num total de 5 horas que tiveram o intuito de apresentar o projeto do FGTS Digital e demonstrar um pouco da ferramenta que irá revolucionar a forma de recolhimento do FGTS em 2023.

📌 Destacamos aqui os pontos principais que são imprescindíveis para seu conhecimento e para se manter sempre atualizado:

1️⃣ O portal gov.br/fgtsdigital já está no ar e nele está disponível o Manual do Sistema e também um FAQ com Perguntas Frequentes.

2️⃣ A data de vencimento do FGTS será alterada do dia 07 do mês seguinte para dia 20 do mês seguinte à competência, mas isso somente quando o FGTS Digital estiver em vigor substituindo a atual GRF (GFIP/SEFIP) e se a MP 1.107/2022 for aprovada no Congresso Nacional após os 120 dias de validade da MP.

3️⃣ A guia do FGTS Digital terá como forma de recolhimento única e exclusivamente o PIX, o que torna o custo muito menor e a segurança muito maior.

4️⃣ Será uma guia única para FGTS mensal e FGTS Rescisório. Mas não será uma guia unificada com a parte Previdenciária que atualmente já é feita via DARF Previdenciário na DCTFWeb.

5️⃣ Tudo que está sendo transmitido ao eSocial referente aos eventos periódicos desde a competência 12/2018 será apresentado no FGTS Digital e já pode ser conferido desde então pelos contribuintes através dos eventos totalizadores S-5003 e S-5013.

6️⃣ O FGTS Digital ainda está em fase de homologação por um grupo Piloto, ou seja, NÃO está disponível para os ambientes do eSocial de Produção e nem de Produção Restrita.

7️⃣ O FGTS Digital não é administrado pela CAIXA e sim pela SIT (MTP). A CAIXA continua nesse processo de FGTS única e exclusivamente como ente arrecadador e para disponibilização dos recursos para os trabalhadores.

8️⃣ A previsão é que o FGTS Digital estará disponível, sem substituição da GFIP, para testes dos contribuintes de forma escalonada aos Grupos do eSocial a partir do quarto trimestre de 2022, quando poderá ser acessado o portal e emitidas as guias paralelamente para fins de conferência e aprendizagem do novo processo.

9️⃣ A efetiva substituição da guia da GRF (atual) pela guia do FGTS Digital está prevista para todos os grupos somente no início de 2023.

🔟 O FGTS Digital terá uma plataforma nova para certificação digital e o processo de procurações e substabelecimentos, separado do e-CAC, que será no Domicílio Trabalhista Eletrônico.

💡 Ainda faltam cerca de 6 meses para que os contribuintes possam acessar o novo aplicativo do FGTS Digital e fazer uma simulação de emissão de guia, consultas de valores e outros procedimentos. O momento atual é de se familiarizar com a mudança que está por vir e de se preparar para a efetiva substituição.

🔗 Link das lives da ENIT:
🔸04/05 – Conheça o FGTS Digital ▶️ https://www.youtube.com/watch?v=XEXN8WdU6_s
🔹05/05 – Demonstrando o FGTS Digital ▶️ https://www.youtube.com/watch?v=Pkkln2Au4G8

⚠️ ATENÇÃO: Todas as funcionalidades do FGTS Digital e tudo que você precisa saber sobre as mudanças serão detalhadas pela equipe do ATUA.DP e disponibilizadas para vocês no momento certo. Fiquem tranquilos, mas fiquem sempre ligados aqui conosco! 😉

Gostou? 👍 Nos siga, curta, compartilhe!

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Jeni Carla Fritzke Schülterhttps://www.portalcontnews.com.br/
Graduada em administração com ênfase em recursos humanos, é especialista em eSocial. Participante do grupo de trabalho eSocial da Fenacon desde 2014 e do grupo das empresas piloto do eSocial desde 2016. Atua como analista de negócios na área contábil e consultora de folha de pagamento da SCI Sistemas Contábeis. Articulista do Contabilidade na TV desde 2016.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!