domingo, janeiro 23, 2022

Governo acelera tramitação de processos no serviço público e favorece teletrabalho

Mais 73 órgãos se somarão nas próximas semanas aos 43 que já possuem a ferramenta digital que facilita troca de documentos

O Ministério da Economia (ME) tem dado prioridade à continuidade dos serviços públicos para auxiliar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas adotadas é acelerar a implantação do barramento de serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em 73 órgãos. Isso permitirá que mais servidores públicos consigam enviar processos ou documentos administrativos digitais, num momento em que há restrição na circulação de pessoas.

Para facilitar a troca de documentos e atender as Instruções Normativas do Ministério da Economia (SEDGG-SGP nº 19, 20 e 21 do mês de março), os órgãos e entidades que ainda não aderiram ao barramento, mas utilizam alguma solução como o Sistema de Eletrônico de Informações (SEI), devem disponibilizar o peticionamento eletrônico em local de destaque em seu Portal institucional e suspender a exigência de comprovação documental para aprovação do cadastro.

Já os que ainda não possuem nenhuma solução de processo ou peticionamento eletrônico devem disponibilizar, em local de destaque em seu Portal institucional, os contatos dos responsáveis da unidade de protocolo (telefones e e-mails) para recepção dos documentos, envio das respostas e orientações adicionais. A medida vale enquanto perdurarem as restrições decorrentes da Covid-19. Mais recomendações podem ser encontradas na página do PEN.

“A utilização do barramento é uma ferramenta segura, com confiabilidade de entrega e que está à disposição dos órgãos públicos. A integração permite desburocratizar o acesso à informação e acelera a tramitação dos processos”, explica Cristiano Heckert, secretário de Gestão do ME.

O barramento é uma infraestrutura que possibilita que um órgão envie processos para outro de forma eletrônica, independentemente da tecnologia adotada. Atualmente, 43 órgãos e entidades já implantaram a funcionalidade, sendo 36 da Administração Pública Federal e outros sete nos seguintes órgãos: Embrapa, Câmara dos Deputados, Governo do Distrito Federal, Tribunal de Contas do DF, Governo do Estado de MG, Ministério Público de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Atualização no SEI

Outra ação que trouxe mais facilidade para o trabalho remoto foi a atualização no aplicativo do SEI, que agora permite a notificação no celular do servidor sobre o andamento de processos. Também possibilita a criação e edição de documentos pelo smartphone.

Para auxiliar ainda mais os servidores e colaboradores neste período de trabalho remoto, foram disponibilizados computadores e notebooks para os servidores que não possuem a infraestrutura necessária em casa. Caso seja necessário adotar essa ação, consulte o modelo de Termo de Responsabilidade para os servidores e gestores públicos.​

Por Ministério da Economia

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