sexta-feira, janeiro 21, 2022

Inflação na saída das fábricas chega a 0,56% em janeiro

02/03 – Vitor Abdala / Agência Brasil

O preço dos produtos na saída das fábricas brasileiras voltou a subir em janeiro deste ano, depois de dois meses em queda. O Índice de Preços ao Produtor (IPP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede essa variação de preços, registrou inflação de 0,56% em janeiro deste ano.
Em dezembro e janeiro de 2015, tinham sido registradas deflações (quedas de preços) de 0,35% e 0,4%, respectivamente. Em 12 meses, o IPP acumula inflação de 9,86%, segundo o IBGE.
A alta de preços do IPP em janeiro deste ano foi puxada pela indústria da transformação, que teve inflação de 0,99% no período. As indústrias extrativas tiveram deflação de 14,42%.
Entre as grandes categorias econômicas da indústria, a maior inflação foi observada na de bens de capital (2,36%), seguidos pelos bens de consumo duráveis (1,43%), bens de consumo semi e não duráveis (0,68%) e bens intermediários (0,11%).
Dezessete atividades industriais tiveram alta de preços em janeiro, com destaque para fumo (4,77%), outros transportes (3,74%), metal (3,35%), vestuário (2,83%), papel e celulose (2,29%) e veículos (2,14%). Os alimentos tiveram inflação de 1,63%.
Seis atividades registraram queda de preços em seus produtos, com destaque para bebidas (-1,87%) e farmacêutica (-1,84%).
Edição: Graça Adjuto

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!