Desde às 00:01 horas de hoje, 21, até às 8h da próxima sexta-feira, 25 de março, a integração dos eventos do eSocial no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) está paralisada temporariamente.
A necessidade dessa parada programada foi identificada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), responsáveis pela alimentação do CNIS, e objetiva viabilizar o processamento de eventos do eSocial de algumas empresas que ainda não foram integradas à base do Cadastro.
Todos os sistemas integrados com o CNIS ou que utilizam sua base de informações ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão do procedimento.
Mas o usuário não deve se preocupar, pois, após a finalização dessa manutenção que será realizada ao longo de toda a semana, os eventos transmitidos neste período serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária quaisquer intervenções.
De acordo com as instituições, caso não seja possível finalizar a liberação de todos os eventos armazenados, novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias, entretanto, como desta vez, todas elas serão comunicadas previamente.
CNIS
O CNIS é o documento mais importante para a solicitação de qualquer aposentadoria ao INSS. Trata-se do extrato previdenciário que contempla todas as informações de vida contributiva do cidadão.
Por meio dele é que o brasileiro pode comprovar a data de filiação à Previdência Social; os valores dos salários de contribuição da sua vida previdenciária; o tempo de contribuição e carência; e os períodos de recebimento de benefícios previdenciários, como auxílio-doença.
CNIS e eSocial
Anteriormente, as informações do eSocial eram recebidas, processadas e os dados atualizados mensalmente no CNIS. Contudo, a partir do fim de 2019, os dados passaram a ser recepcionados e disponibilizados em tempo real: assim que um empregador transmite um dado ao eSocial, ele é recebido, processado pelos sistemas, disponibilizado no Cadastro e imediatamente exibido na Carteira de Trabalho Digital do trabalhador.
0 comentários