fbpx
sábado, maio 21, 2022

Inteligência competitiva do Sebrae/SC visa qualificar negócios

16/01 – Sebrae/SC / Redação Portal Contábil SC

A cada mês, a modelista Sabrina Helena Planca, de Gaspar (SC), aguarda a divulgação pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae SC do boletim da área de Vestuário. Ao receber por e-mail o documento sobre tendência na moda ou nova técnica, busca forma de levar para o dia-a-dia o conhecimento adquirido para o desenvolvimento de novos produtos. Em Balneário Camboriú, o consultor Thiago Casagrande, que presta atendimento para varejistas e atacadistas, tinha o desafio de encontrar informações confiáveis que o ajudassem a antecipar tendências setoriais e assim potencializar nichos de mercado para seus clientes.
Assim como Sabrina e Thiago, outros 16,6 mil micro e pequenos empreendedores do país descobriram e utilizam regularmente os conteúdos de Inteligência Competitiva produzidos e disponibilizados gratuitamente pelo Sebrae/SC para qualificar as PMEs do país. Ao todo, os boletins e relatórios produzidos para oito setores – Apicultura, Móveis e Decoração, Calçados Femininos, Sustentabilidade, Vestuário, Leite e Derivados, Comércio Varejista e Turismo – geraram mais de 150 mil acessos em 2016. As cidades que lideram estas estatísticas são Florianópolis (14%) e São Paulo (11,1%), seguidas por Belo Horizonte (3,6%), Joinville (3,5%), Rio de Janeiro (3,45%) e Curitiba (3,3%).
O setor de Vestuário lidera o volume de acessos (38.115), seguido por Apicultura (27.232) e Sustentabilidade (23.631). Para a modelista Sabrina, que também é professora universitária, estes conteúdos ajudaram tanto a desenvolver novos produtos na confecção quanto para levar novas técnicas e tendências aos alunos. Com base em relatório do SIS/Sebrae, ela desenvolveu com a turma trabalhos com uma técnica de moulage – uma modelagem tridimensional – com linhas. “Como professora, adorei o trabalho. Os alunos criaram looks a partir do uso de linhas e fizemos uma exposição na universidade”, lembra.
Em 2016, o boletim mais acessado teve como tema “Geração na moda: os perfis de consumo e o impacto no setor”. Outros assuntos que tiveram destaque ao longo do ano foram os relatórios que abordaram linhas de crédito específicas para o setor turístico, as novas tecnologias que são utilizadas pelo pequeno varejo e as tendências no setor calçadista para a primavera/verão 2017, por exemplo. “Os relatórios e boletins são fundamentais como fonte de informação. A partir deles, oriento meus clientes a potencializar nichos de mercado mal explorados”, afirma o consultor Thiago Casagrande.
Qualquer empreendedor tem acesso aos boletins do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC, acesse http://sis.sebrae-sc.com.br/ e cadastre seu e-mail.
SIS EM NÚMEROS
– Acesso total ao portal em 2016: 41.610
– Total de usuários: 16.671
– Acesso aos relatórios de inteligência em 2016: 77.401
– Acesso aos boletins de tendência em 2016: 72.706
– Acesso às notícias: 77.401
Acesso por setor dos relatórios e boletins em 2016:
Vestuário: 38.115
Apicultura: 27.232
Sustentabilidade: 23.631
Móveis de Decoração: 19.155
Leite e derivados: 18.462
Calçados femininos: 17.273
Comércio Varejista: 3.906
Turismo: 2.333

🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via whatsapp: https://cutt.ly/ZIYTk86
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
https://g.page/r/CdJrXa-hV3eQEBM/review

#ContNews #Contabilidade

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

  1. fiz meu cadastro no sis – e nao tenho ainda o numuro do meu sis
    como conseguir o numero de meu sis – ja fiz meu cadstro mas ainda
    nao tenho meu numero de sis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Eventos SST no eSocial

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!