quinta-feira, janeiro 27, 2022

Número de novas empresas aumentou 0,5% em 2016, segundo Boa Vista SCPC

03/02 – Tamer Comunicação Empresarial

Em 2016 o número de novas empresas cresceu 0,5% em relação a 2015, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 3º trimestre de 2016 houve queda de 17,5%.
Forma jurídica
Na análise por classificação de forma jurídica, as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque, como mostra o gráfico 1. Em 2016, as MEIs aumentaram 4,5% em relação ao ano passado. Na mesma base de comparação, as MEs (Microempresas) e as demais formas jurídicas recuaram 7,5% e 14,0%, respectivamente.

Esse resultado refletiu diretamente na composição da abertura de empresas. Conforme gráfico 2, as MEIs aumentaram 3 pontos percentuais de sua participação, totalizando 73,4% das novas empresas, enquanto as demais categorias perderam representatividade.

Setores
Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento da Boa Vista SCPC observou que o setor de Serviços registrou ganho de representatividade. Em 2016, este setor atingiu 55,5% das novas empresas, ante 54,4% registrado em 2015.
Como Indústria e Rural praticamente permaneceram estáveis, o Comércio foi quem perdeu espaço, ao passar de 34,9% para 34,0% do total.

Regiões
O Sul e o Sudeste foram as regiões responsáveis pelo crescimento das empresas. Em 2016 em comparação com 2015, registraram alta de 3,1% e 2,0% respectivamente, conforme gráfico 4. As demais regiões apresentaram queda no período: Nordeste (3,3%), Norte (2,7%) e Centro-Oeste (2,7%).
Com isso, Sudeste e Sul apresentaram ganho de representatividade, como apresentado no gráfico 5. Sul passou de 16,4% para 16,8% e o Sudeste aumentou de 51,5% para 52,2%.

Metodologia
O levantamento foi realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.
Devido às eleições municipais, os CNPJs pertencentes a Candidatos a Cargo Político Eletivo foram desconsiderados a fim de amenizar o efeito sazonal.

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!