sábado, janeiro 29, 2022

Pequenos negócios terão mais facilidade para obter informações sobre compras governamentais

Nova ferramenta lançada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está disponível aos cidadãos, órgãos públicos e fornecedores

Os pequenos negócios terão uma nova ferramenta para obter informações de forma objetiva sobre o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que facilita o acesso a informações de processos de compra de materiais e serviços do governo federal. A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia lançou o LIA (Logística com Inteligência Artificial) destinado a resolver questões referentes a vários temas relacionados às aquisições feitas pelo poder público. O novo sistema foi apresentado durante o 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado em Foz do Iguaçu.

O LIA é o assistente virtual dos portais do SIASG que funciona 24h, todos os dias da semana. A ferramenta está disponível para órgãos públicos, fornecedores ou cidadãos, que poderão obter as informações necessárias de forma simples, objetiva e automatizada. “É um instrumento que vai facilitar o diálogo com o governo e será mais eficaz, já que o fornecedor terá uma linha direta, sem precisar de atendentes”, afirma André Henrique dos Santos Castro, coordenador-geral de Informações da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Nesta primeira fase, o LIA vai oferecer informações aos usuários sobre o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), gestão de atas e termos de adesão, mas a intenção é inserir um maior número de atividades, segundo André Castro. “O sistema é um exemplo da nova era na administração e nas compras públicas”, avalia o coordenador, afirmando que o próximo passo será a criação de uma funcionalidade dirigida aos gestores, que poderão consultar fornecedores por meio de um sistema próprio de cruzamento de dados. O Sebrae está acompanhando as ações do governo de modernizar e tornar mais ágil as compras públicas. “O importante é garantir a manutenção dos benefícios previstos no capítulo V da LC nº 123/06”, explica Denise Donati, analista do Sebrae, em referência à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para ter acesso ao LIA, o usuário deve acessar o site www.comprasgovernamentais.gov.br e acionar um ícone de um carrinho de supermercado, no lado direito da página, e escolher a opção de informação que desejar. O sistema, que ainda está na primeira fase, será abastecido com novos dados durante seu funcionamento.

Por Agência Sebrae de Notícias

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