Precisamos que o governo e a academia estejam cada vez mais com a indústria na agenda da inovação, diz presidente da CNI

Robson Braga de Andrade participou da reunião de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que contou com a presença dos ministros Gilberto Kassab e Rossieli Soares

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, enfatizou que a união entre o setor industrial, as universidades e os governos é fundamental para o desenvolvimento da inovação no Brasil. Ele participou nesta sexta-feira (10), no escritório da CNI em São Paulo, da reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

“Nenhum setor se relaciona mais com a inovação do que a indústria. Porém, para inovar, é necessário que o governo e a academia estejam cada vez mais conosco. Essa articulação é fundamental”, disse Robson Andrade. “A legitimação dos pleitos da MEI perante o governo depende da participação crescente dos líderes das empresas que investem em inovação no Brasil”, acrescentou o presidente da CNI, durante a abertura do encontro, que contou com as presenças dos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC), Gilberto Kassab, e da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Para exemplificar a importância da ampliação dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento no país, o presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e membro do Conselho do Índice Global de Inovação (IGI), Pedro Wongtschowski, apresentou os números mais recentes do ranking de 126 países. O Brasil aparece na 64ª posição, em 2018, uma melhora de cinco colocações em relação a 2017, quando o país ficou no 69º lugar.

Entre as áreas em que o Brasil se destacou, estão: gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D); importações e exportações; qualidade de publicações científicas e universidades, onde se destacam a USP, a Unicamp e a UFRJ. O IGI, produzido anualmente pela Universidade Cornell, pelo INSEAD e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), tem a CNI e o Sebrae como parceiros de conhecimento. “Precisamos melhorar as macro condições para o Brasil inovar. A inovação gera competitividade, que gera reinvestimento em inovação”, afirmou Wongtschowski.

O presidente da Cisco, Laércio Albuquerque, também apresentou pesquisa da empresa, segundo a qual o Brasil continua atrasado na agenda de inovação. De acordo com os dados, o Brasil precisa aprimorar o incentivo às startups no país e a integração entre empresas e universidades. “É preciso melhorar o ambiente da academia com a indústria”, destacou Albuquerque.

ENGENHARIAS – Depois de falar sobre as iniciativas do Ministério da Educação (MEC) na área de inovação, o ministro Rossieli Soares ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho para o Fortalecimento das Engenharias, coordenado pela MEI. Segundo ele, a proposta apresentada pelo fórum, em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e com o Conselho Nacional de Educação (CNE), vai ser colocada em consulta pública a ser lançada nos próximos dias. Entre as propostas do grupo estão o aumento do foco do ensino em competências, a valorização do docente, ênfase ao plano curricular e incentivo ao relacionamento das universidades com empresas.

“Agradeço a MEI e que a gente continue esse trabalho. A modernização dos cursos de engenharia é muito importante para o país”, frisou Rossieli. Ele acrescentou que o MEC também tem focado em políticas de inovação para o ensino básico. “O desafio de trazer a inovação precisa ser olhado para dentro da educação básica”, pontuou.

CENTELHA – Reconhecendo o alerta da CNI em relação à importância da integração entre a o setor produtivo e o governo na agenda de inovação, o ministro Gilberto Kassab mencionou que a atuação conjunta com o setor empresarial será decisiva para o avanço da inovação no Brasil. “Obtivemos sensíveis avanços em razão de importantes parcerias com a iniciativa privada e dentro do governo”, afirmou.

Kassab aproveitou a reunião da MEI para anunciar o Projeto Centelha, cujo objetivo será disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino e pesquisa do país. Segundo o ministro, as instituições precisam de estímulo e de apoio para inovar. O programa do MEC, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), priorizará projetos com impacto social, ambiental e tecnológico.

Durante o encontro, foi assinada ainda uma parceria entre o IEL e a FIAP, voltada para o desenvolvimento de ações educacionais relativas a gestão, inovação e tecnologia.

LINHAS DE FINANCIAMENTO – Também presente ao encontro, o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, ressaltou que o banco tem priorizado instrumentos voltados para o apoio à inovação. Segundo ele, o BNDES tem um conjunto de linhas de créditos para investimentos em startups, com o acompanhamento de técnicos em todos os ciclos da implantação de projetos inovadores. “Vamos oferecer todo tipo de suporte operacional e integração com empresas clientes do BNDES”, detalhou.

SOBRE A MEI – Os líderes da MEI se reúnem a cada três meses em encontros com a presença de representantes do governo federal onde são discutidos e definidos caminhos para potencializar a inovação no setor empresarial brasileiro, bem como avaliar as ações já em curso de estímulo à agenda no país. Entre as iniciativas da MEI destacam-se diagnósticos e estudos, colaboração com políticas do governo, apoio para empresários inovarem e imersões para ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior em grupos que reúnem integrantes de empresas, governo, agências de fomento e universidades.

Atualmente, a MEI é o principal e mais bem consolidado fórum de diálogo entre os setores empresarial e público, com importante participação da academia. A participação crescente dos maiores líderes empresariais das indústrias que investem em inovação no Brasil legitima os pleitos da indústria junto ao governo e consolida o aprimoramento do ecossistema de inovação.

texto e foto: Diego Abreu, de São Paulo

Por Agência CNI de Notícias

- 10 de agosto de 2018
🤩 SIGA A GENTE NAS REDES
👉 Instagram: https://www.instagram.com/portalcontnews
👉 Notícias via Whatsapp_Folha: https://www.subscribepage.com/whatsfolha
👉 Notícias via Whatsapp_Fiscal: https://www.subscribepage.com/whatsfiscal
👉 Notícias via Whatsapp_Contábil: https://www.subscribepage.com/whatscontabil
👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

Avaliem o Portal ContNews no Google!
Clique Aqui!

#ContNews #Contábil #Folha #Gestão #Fiscal #Inovação #Eventos

Portal ContNews

Portal ContNews

Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados
Feliz Natal e Um Novo Ano Sensacional!

Feliz Natal e Um Novo Ano Sensacional!

Agradecemos aos nossos clientes, parceiros e amigos pela confiança e apoio durante este ano. ⭐ Que 2024 seja mais um ano espetacular compartilhado com vocês!

Siga-nos no Instagram
Siga-nos
Café com IR: 27/05 |Últimos dias

Café com IR: 27/05 |Últimos dias

📣 Entramos na reta final do IRPF 2025! Amanhã, terça-feira (27/05), às 8h30, vamos AO VIVO com uma edição especial do Café com IR pra te ajudar a resolver as últimas dúvidas antes do prazo final! 🎯 Não deixe para a última hora! 🎙 Com:Valter Koppe – ex-supervisor do...

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Café com IR: 20/05 | Saiba tudo sobre a Lei 14.754!

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 8h30, vamos falar AO VIVO sobre um tema que está movimentando o universo tributário:🔎 Saiba tudo sobre a Lei 14.754! Se você ainda tem dúvidas sobre a nova lei da tributação dos fundos exclusivos e offshores, essa live é pra você! 🎙️...

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 13/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

☕📊 Mais uma edição do Café com IR 2025 está chegando! Amanhã, 13 de maio, às 8h30, tem mais uma live especial com o professor Valter Koppe, ex-supervisor do IRPF no Estado de SP — que vem participando desde o início desta jornada ao lado de Mauricio De Luca, CEO da...

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 06/05 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 Amanhã tem live sobre IRPF 2025! Ainda tem dúvidas sobre a sua declaração? Então se liga: nesta terça-feira, 06 de maio, às 8h30, estaremos AO VIVO no canal do ConntNews no YouTube respondendo as principais perguntas sobre o Imposto de Renda! 🧾💡 É a sua chance de...

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

Café com IR: 29/04 | Tem dúvidas sobre o IRPF 2025?

📣 É amanhã! Tem dúvidas sobre o IRPF 2025? Então não perca: amanhã, 29 de abril às 8h30, estaremos ao vivo no Youtube do ContNews, respondendo todas as suas perguntas! Prepare suas dúvidas, participe com a gente e declare seu imposto de renda com mais segurança! 🗓 29...

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Curso FGTS Digital | Turma 3 – Gravado

Prepare-se para descobrir *As 5 Mudanças Mais Impactantes no DP com a Chegada do FGTS Digital* com os experts Jení Carla e João Paulo. As portas para o domínio completo do FGTS Digital estão abertas... mas não por muito tempo. ⏳ 🔹 Curso on-line, ao vivo e interativo🔹...

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias

🔔🔔 Aulão de Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias - GRAVADO 🔄 Fique por dentro de todas as atualizações do eSocial e seu ecossistema. Participe da retrospectiva 2023 e super preparação para 2024 com os maiores experts em DP do Brasil, Jení Carla Fritzke Schulter...

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

📖 eBook Como evitar a Malha Fina

? eBook Como evitar a Malha Fina Declarações de IRPF retidas em malha da Receita Federal do Brasil deixam seus contribuintes sujeitos a penalidades, como multas, CPF bloqueado, emissão de passaporte proibida, entre outros. Em 2022, foram mais de um milhão de...

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023?

📖 eBook Como declarar PGBL e VGBL no IRPF 2023? O número de brasileiros que aderem a algum tipo de plano de previdência privada vem aumentando. Confira o ebook que traz tudo o que você precisa saber sobre as modalidades oferecidas no país e como declarar cada uma no...

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

📖 eBook Rendimentos Recebidos Acumuladamente na DIRPF 2023

Há tratamento tributário específico para situações em que rendimentos relativos a anos-calendário anteriores ao do recebimento, que deveriam ter sido pagos periodicamente, foram recebidos de uma única vez. Confira o ebook sobre o assunto com as atualizações para 2023!...