quinta-feira, janeiro 27, 2022

Projeções da Secretaria de Política Econômica indicam retomada da economia

SPE apresenta argumentos para a estimativa de crescimento do PIB em – 4,70% para 2020

Indicadores desagregados usados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) apontam uma retomada no crescimento econômico, manifestada a partir do final de maio e continuada ao longo de junho e julho. Além disso, foram mantidas as projeções, verificadas na grade de parâmetro de julho, para crescimento do Produto Interno (PIB) em – 4,70% para 2020.

Confira a Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Federal da SPE

A avaliação foi apresentada pelo subsecretário de Política Fiscal, Erik Figueiredo, durante coletiva sobre arrecadação federal, ocorrida na quinta-feira (23/7), por videoconferência.

O subsecretário explicou que os dados de alta frequência permitem identificar aumento no consumo de energia em alguns setores, como de químicos e veículos. Houve também movimento crescente nas vendas com cartão de crédito e dados positivos na agricultura. Além disso, temos indicadores de confiança –  comércio, indústria, construção civil, serviços e consumidores – que vem subindo em relação aos meses anteriores”, explicou.

Figueiredo destacou que a estimativa de crescimento de -4,70% do PIB para 2020, mesmo com o isolamento social, reflete um efeito positivo das políticas que têm sido adotadas pelo governo federal. “A estimativa do governo não envolve otimismo ou pessimismo. Se baseia em dados de alta frequência, e esses dados indicam taxa de crescimento do PIB na magnitude calculada pela grade de parâmetros macroeconômicos”, frisou.

De acordo com o subsecretário, instituições de mercado também estão revisando suas estimativas para o PIB 2020, e passaram de crescimento negativo de 7% para 6% até 5,5%.

Prisma Fiscal

A Secretaria de Política Econômica compara dados de arrecadação disponibilizados pela Receita Federal com as expectativas mapeadas pelo Prisma Fiscal – um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE/ME para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras: arrecadação das receitas federais, receita líquida do governo central, despesa total do governo central, resultado primário do governo central e dívida bruta do governo geral. O Prisma Fiscal/SPE, além de oferecer oportunidade para o aprimoramento dos estudos fiscais no país, ainda facilita o controle social a partir de ancoragem das expectativas quanto ao desempenho dessas variáveis.

Por Ministério da Economia

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!