sexta-feira, janeiro 28, 2022

Quem terá prazo diferenciado no eSocial

Segundo a consultora Jení Carla Fritzke Schülter, da SCI Sistemas Contábeis, que faz parte do GT Confederativo do eSocial, a nova obrigação não será prorrogada. A informação foi confirmada junto ao auditor da Receita Federal Samuel Kruger que foi claro: “não trabalhamos com esta hipótese”.

Jení explica que o Sebrae está financiando junto ao Serpro a criação de um portal simplificado com o objetivo de ajudar as micro e pequenas empresas que não possuem assessoria contábil. Estas empresas devem entrar na obrigatoriedade em novembro, pois é quando começa a última fase do eSocial e quando este novo portal deve estar funcionando, estas empresas deverão ter um trabalho semelhante ao eSocial dos empregadores domésticos para o envio de seus cadastros e folhas de pagamento ao eSocial.

Outro prazo diferenciado será para os profissionais autônomos, produtores rurais e MEIs, mas não há nada oficial. O motivo da diferenciação é o fato de ainda não ter sido criado o CAEPF que substituirá o CEI.

eSocial para empresas contábeis

As empresas contábeis ficarão responsáveis pela transmissão ao eSocial dos dados do DP de todos os seus clientes e deverão cumprir os prazos das três fases normalmente.

  • 16 de julho à 31 do agosto/2018 = fase 1 (cadastro do empregador e suas tabelas)
  • A partir de 01 de setembro/2018 = fase 2 (cadastro dos empregados e suas movimentações)
  • A partir da competência de novembro/2018 = fase 3 (folhas de pagamentos e apurações)
  • A partir de 01/01/2019 = fase 4 (eventos de segurança e saúde do trabalho)

Haverá sim muito trabalho, mas cada empresa contábil deve buscar o conhecimento, as adequações tecnológicas e mudanças culturais junto aos seus clientes o mais rápido possível, pois segundo as reuniões do GT Confederativo do eSocial os prazos deverão ser cumpridos a rigor. “O faseamento é muito importante, pois são muitas informações, o que acaba sobrecarregando tanto as empresas contábeis quanto o Governo, com as três fases será possível validar as informações aos poucos”, esclarece Jení. A consultora da SCI Sistemas Contábeis lembra ainda que o ambiente de Produção Restrita (ambiente de testes) do eSocial está disponível desde julho/2017 e através dele é possível se familiarizar com as ferramentas do sistema que a empresa contábil utiliza e também com os retornos do eSocial.

Magda Battistonhttp://www.contabilidadenatv.com.br
Graduada em Comunicação Social (2002), com ênfase em publicidade e propaganda pela FURB, Universidade Regional de Blumenau/SC. Atua como jornalista desde 2004, tendo prestado serviços de reportagem para o SBT SC e Rede TV Sul. Desde 2008 é responsável pelo projeto "Contabilidade na TV", uma mídia nacional que desenvolve conteúdos com foco no empreendedorismo e gestão para o segmento contábil.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!