sexta-feira, janeiro 28, 2022

Santa Catarina recebe a 10ª edição do Abraçando o Controle Social

Santa Catarina recebeu, na terça-feira (26), a 10ª edição do projeto Abraçando o Controle Social. O lançamento regional foi realizado em Florianópolis, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, e reuniu profissionais da contabilidade, autoridades e cidadãos engajados no fortalecimento do controle social.

O projeto busca conscientizar os profissionais da contabilidade, membros das instituições de controle de gestão pública e dos cidadãos sobre o papel fundamental de cada um nos mecanismos de controle social para o combate à corrupção, garantindo, assim, o bom funcionamento da máquina pública. Atualmente, a iniciativa conta com a participação da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Durante a abertura do encontro, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, destacou o legado de Santa Catarina sobre a participação da sociedade, na fiscalização das ações da administração pública, e parabenizou a região por ser a pioneira no Brasil a ter um Observatório Social Estadual, além de ser um dos locais com o maior número de observatórios municipais.

O Observatório Social tem como objetivo fiscalizar os atos de governo e o uso do dinheiro público pelos membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo dados do Observatório Social do Brasil, são 140 municípios, em 16 estados, atuando permanentemente no monitoramento das licitações e contratos das áreas mais suscetíveis a fraudes ou desperdícios na gestão pública municipal. Em Santa Catarina, o projeto Abraçando o Controle Social contará com o apoio do OSB-SC.

“De cada 10 observatórios sociais instalados, em nove possuímos a presença dos profissionais da contabilidade. Para nós, está muito claro que só conseguiremos avançar, para um país efetivamente desenvolvido e mais justo, a partir da conscientização e da participação do cidadão nos processos da administração pública”, enfatizou.

Breda também comentou sobre importância do programa de integridade no processo de transparência e informou que o Conselho Federal de Contabilidade lançará, ainda nesta semana, o Plano de Integridade do Sistema CFC/CRCs. “Se queremos cobrar integridade dos órgãos públicos, necessitamos também colocá-la em prática dentro do nosso sistema. Assim, reafirmamos o nosso compromisso com a ética, cumprindo o nosso dever de casa”, concluiu.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marcello Alexandre Seemann, afirmou ser um “grande sonho” para o estado ter o profissional da contabilidade engajado no fomento do controle social. “O nosso grande sonho é que fizéssemos a diferença, que pudéssemos estar unidos lutando pelo desenvolvimento do nosso país. E quando vi tantos profissionais e autoridades juntos, hoje, em prol do controle social, me senti realizado e confiante de que construiremos um país melhor”, disse.

Para Naiara Augusto, secretária executiva de Integridade e Governança do Estado de Santa Catarina, o projeto vem ao encontro do objetivo da gestão catarinense que atua para estreitar a relação entre a sociedade e a administração pública e disse que o governo está à disposição para ajudar no fomento ao controle social.

Na mesma linha, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Adircélio de Moraes Ferreira Junior, que participou do evento representando a Atricon, também reafirmou o apoio dos tribunais de contas ao projeto. “Santa Catarina é mais um Estado que se une na luta por uma máquina pública mais eficiente, transparente e operante”.

Órgãos de controle unidos ao controle social

Uma das idealizadoras do projeto Abraçando o Controle Social, a presidente da Associação Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim, afirmou que, buscar parcerias dos diversos órgãos de controle, é um dos principais objetivos dessa iniciativa. Segundo ela, é imprescindível que os controles externo e interno estejam unidos ao social de forma proativa. “É uma alegria presenciar a 10ª edição do projeto que vi nascer. E, nessa caminhada, precisamos ter a consciência de que todo trabalho só será eficaz se atuarmos, unidos, no protagonismo do combate à corrupção”, salientou a contadora que é a única mulher detentora da Medalha do Mérito Contábil João Lyra.

O ouvidor-geral da União, Valmir Dias, comentou sobre a relevância do trabalho das ouvidorias no país e ressaltou a importância da parceria com o projeto para garantir os direitos da sociedade. “Eu vejo uma estreita ligação entre os ouvidores e os profissionais da contabilidade que trabalham com integridade e transparência. Por isso, é um marco importante a nossa parceria na ampliação do controle social”. No dia 14 de março, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renovou o Acordo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU), que, entre outros, inclui a instituição como parceria oficial do projeto Abraçando o Controle Social.

Também participaram do encontro o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; e Luiz Felipe Ferreira, secretário da Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina. O evento também contou com a presença especial dos ex-presidentes do CFC: José Martonio Alves Coelho; Maria Clara Cavalcante Bugarim; e Juarez Domingues Carneiro.

Por Rafaella Feliciano / Portal CFC

Portal ContNewshttp://www.portalcontnews.com.br
Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Relacionados

Populares

Plantão ContNews

Tem eBook pra você

eBook para DP: Produtores Rurais

eBook para DP: Produtores Rurais

spot_imgspot_img

CADASTRE-SE NA NEWS

Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

OBRIGADO

POR SE INSCREVER!